quinta-feira, 7 de julho de 2022

Santos recebe XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO

A XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), um hub global para troca de experiências e informações sobre a cultura, a criatividade e a economia criativa no contexto urbano, será realizada em Santos (SP) entre os dias 18 e 22 de julho.

O município é o primeiro da América Latina a sediar o evento, que reunirá representantes de cidades de todo o mundo para compartilhar políticas bem-sucedidas, boas práticas e reflexões sobre o futuro. Entre as cidades participantes estão Quebec, Istambul, Jacarta, Dacar, Seul, Milão, Bristol e Guadalajara e outras.

Já o grupo de conferencistas contempla representantes da UNESCO, das cidades-membro da Rede de Cidades Criativas e a diretora do Departamento Cultural e Educacional do Ministério de Relações Exteriores, embaixadora Paula Alves de Souza, entre outros.

Diante dos desafios impostos pelo século 21, a cultura e a economia criativa, em particular, representam uma oportunidade importante para a transformação da sociedade, especialmente nos centros urbanos, que devem concentrar cerca de 68% da população mundial até o ano de 2050, segundo estudos recentes.

A partir de uma extensa programação, a XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO vai destacar o papel da cultura e da criatividade como força motriz para a construção de comunidades mais inclusivas e igualitárias, alinhadas com as premissas globais estabelecidas pela UNESCO.

“Esta única e dinâmica rede de cidades é uma plataforma potente para o compartilhamento de iniciativas inovadoras. Em um mundo cada vez mais urbanizado, as cidades-membro têm utilizado a cultura e a criatividade de forma bem-sucedida para melhorar o dia a dia de seus cidadãos”, comenta Ernestto Ottone R., diretor-geral assistente de Cultura da UNESCO.

CRIATIVIDADE/IGUALDADE

O tema do evento, Criatividade, Caminho para a Igualdade, servirá de fio condutor para a Conferência. A partir dele, as cidades-membro refletirão coletivamente sobre oportunidades compartilhadas para implementar estratégias e iniciativas de desenvolvimento sustentável em convergência com as áreas prioritárias da UNESCO.

O foco das seis Sessões Transversais programadas para o encontro são: África e SIDS (Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento); Igualdade de Gênero, Juventude e Grupos Marginalizados; Resiliência Climática; Cooperação Internacional; Inovação e Tecnologia, e Recuperação Pós-Pandêmica.

SANTOS, CIDADE CRIATIVA DO AUDIOVISUAL

Santos passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO em 2015 e, agora, torna-se a primeira cidade da América Latina - e a primeira entre as cidades-membro do segmento audiovisual - escolhida para sediar a Conferência Anual.

Durante o evento, os participantes poderão conhecer resultados proporcionados pela economia criativa no município do litoral paulista, cenário de inúmeras produções audiovisuais e um dos expoentes nacionais da indústria cinematográfica.

"A Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO é uma grande oportunidade de compartilhar experiências. Podemos mostrar ao mundo o que temos desenvolvido em Santos e aprender com as iniciativas criativas colocadas em prática em todo o planeta. Essa troca cultural é fundamental para conseguirmos a sustentabilidade e o desenvolvimento social e humano", destaca o prefeito Rogério Santos.

Ao considerar a experiência bem-sucedida do projeto Vilas Criativas em Santos, a Conferência também vai debater a desigualdade social. Prefeitos participantes vão dividir suas experiências e boas práticas sobre como as indústrias culturais criativas têm sido alavancadas nos municípios. A promoção da revitalização de áreas urbanas é outro tema previsto durante o encontro.

CIDADES CRIATIVAS NO BRASIL

Dez cidades brasileiras fazem parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que, desde 2004, reconhece mundialmente esforços de cidades para colocar a economia criativa, por meio de projetos turísticos e culturais, no centro de planos de desenvolvimento urbano. São elas: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes populares; Salvador (BA), na música; e Santos (SP), no cinema.

A XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO é organizada pela UNESCO em colaboração com a cidade-sede Santos (visite o site), com apoio do Santos Convention e Visitors Bureau e patrocínio da DP World.

MAIS INFORMAÇÕES

XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO

Acesso restrito a autoridades e participantes previamente inscritos.

De 18 a 22 de julho, segunda a sexta-feira

Local: Blue Med Convention Center -- Praça Almirante Gago Coutinho, 29, Ponta da Praia, Santos-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário