quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Circuito Rotas do Ceará exibe o potencial turístico do Cariri

By Edgony Bezerra

A Chapada do Araripe é um acidente geográfico localizado na divisa dos Estados do CE, PE e PI

O dia 10 de agosto (ontem) foi marcante para a Rota do Cariri, com a realização de um evento online mostrando o potencial turístico da região. O evento, o primeiro de uma série, deverá ocorrer nas demais Rotas do Ceará, com o propósito de envolver as comunidades, os órgãos públicos e privados, formar parcerias e transformar cada região em destino turístico. O ponto alto da região vem do turismo religioso.

O Circuito é promovido pelo Portal Rotas do Ceará (www.rotasdoceara.com.br), com patrocínio do Sebrae. A primeira edição teve o apoio dos hotéis Parque das Fontes (Beberibe) e Jangadas da Caponga (Cascavel), com o sorteio de uma diária de hospedagem com acompanhante. Foi um momento de expectativa dos participantes, e o sorteio teve como ganhadoras Luciana Rodrigues – Hotel Parque das Fontes, e a jornalista Edgony Bezerra – Hotel Jangadas da Caponga.

A natureza se destaca na região e mostra seu potencial nas cachoeiras de Missão Velha
O sistema de rotas está crescendo no Ceará e abrange diferentes regiões: Rota das Emoções, Rota das Falésias, Rota Verde do Café, Rota Mirantes da Ibiapaba e Rota do Cariri. A proposta de trabalho sugere parcerias e integração, para que cada rota se organize, se promova e gere sua demanda turística.

O Circuito Rotas do Ceará – Cariri foi aberto pelo comunicador Alisson Castro Braga, que destacou o turismo como característica dessa rota, mencionou as outras rotas e chamou os participantes: Aucélio Sousa, representante do Sebrae Cariri; Isaac Coimbra, Fecomércio – Sesc e Senac; Jeaane Sindrim, da Universidade Regional do Cariri (Urca), coordenadora do Geopark Araripe; Diamante Negro, influenciadora.

As romarias expressão a fé do povo e contribuem para o desenvolvimento econômico da região
Formada a bancada, foi exibido um vídeo destacando os atrativos da região. Apesar da diversidade, com atividades de ecoturismo, turismo cultural, turismo de negócios, o maior destaque ainda é o turismo religioso, que reúne dois milhões de turistas/ano em Juazeiro do Norte. As festas religiosas, dedicadas ao Padre Cícero, acontecem várias vezes no ano e reúnem romeiros de todo o Nordeste.

Aucélio Sousa falou da disponibilidade e participação do Sebrae e disse que “estamos crescendo, se fortalecendo, criando estruturas que se transformam em atividade comercial”. O expositor disse que o turismo está crescendo com a ampliação da malha aérea e a construção de teleféricos. Num turismo a várias mãos, a região conta com boa oferta hoteleira, restaurantes e muitas opções gastronômicas.

Isaac Coimbra deu sua contribuição destacando a importância da capacitação, disse que o turismo está começando um trabalho integrado entre Senac e Sebrae com a elaboração de vários projetos. No final, Isaac fez um convite para a Mostra Cariri de Cultura, que vai acontecer de 26 a 30 de agosto, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, no centro do Crato.

O Geopark Araripe tem o reconhecimento da UNESCO e participa das atividades do Cariri
Jeanne destacou pontos fortes para o turismo no Cariri e citou o Geopark Araripe, que tem 16 anos de atividades, foi o primeiro do Brasil e das Américas, declarado pela UNESCO, e era único até pouco tempo, quando surgiram mais dois geoparques: Geoparque Seridó, no Rio Grande do Norte, e Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, entre os Estados de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

ROTA DO CARIRI

A devoção ao padre Cícero é uma forte aliada do turismo religioso em Juazeiro do Norte
A Rota do Cariri é formada por seis municípios: Juazeiro, Crato, Barbalha, Santana do Cariri, Nova Olinda e Assaré. É imenso o potencial turístico da região, que tem como moldura a Chapada do Araripe. Cada município exibe seu potencial em forma de religiosidade, cultura, pessoas ilustres, museus, paleontologia, artesanato e atrativos de lazer.

Com participação externa, o Diretor Técnico do Sebrae, Alci Porto, disse que o Sebrae está ajudando a organizar e preparar os empreendimentos da Rota para uma forte promoção do destino. Outro colaborador foi José Rodrigo Marques da Hora. Ele disse que o Sebrae ajuda com apoio aos empreendedores, auxiliando na criação dos negócios e o Senac, Sesc, Geopak e Fundação Casa Grande são os principais mobilizadores e desenvolvedores do turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário