segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Museu do Ipiranga reabre com a programação dos 200 anos da Independência

O Museu do Ipiranga volta ao cenário turístico e histórico de São Paulo FOTO: Cecília Bastos/USP Imagem

Depois de ficar nove anos fechado para uma grande reforma, o Museu do Ipiranga reabre para o público no dia 8 de setembro, em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil. No feriado do dia 7 de setembro, haverá uma inauguração simbólica para estudantes de escolas públicas e municipais e os trabalhadores envolvidos no projeto de recuperação. Serão inauguradas 11 exposições permanentes – e uma outra temporária, prevista para abrir em novembro -, em que os visitantes encontrarão um acervo diferente daquele exposto antes do fechamento.

Para celebrar a reabertura, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e a prefeitura paulistana vão apresentar uma programação cultural especial, entre os dias 7 e 11 de setembro. As atrações incluem música, dança, teatro e circo e terão transmissão pela plataforma de streaming e vídeo por demanda #Culturaemcasa.

Entre os destaques está um show dos cantores Almir Sater e seu filho, Gabriel Sater, que recentemente participaram da novela Pantanal. Uma projeção na fachada do Museu do Ipiranga foi iniciada domingo (dia 4), acompanhada por trilha sonora de André Abujamra. A projeção é dividida em oito atos de um minuto de duração cada. Cada minuto vai contar uma parte da história cultural e artística dos últimos dois séculos. Essa projeção prossegue até o dia 11 de setembro, das 18h30 às 22h. No dia 7 de setembro, a projeção será apresentada entre às 21h e 22h.

7 DE SETEMBRO

No feriado de 7 de setembro, haverá uma programação especial que terá início com o tradicional desfile de 7 de setembro que, neste ano, será realizado na Avenida D. Pedro I. O desfile tem início às 9h e contará com a participação da Esquadrilha da Fumaça.

Além do desfile, uma encenação sobre o Grito da Independência será realizada a partir das 15h, com a participação do ator Caco Ciocler representando D. Pedro I. À noite, haverá um espetáculo de música, dança e artes visuais. Um dos destaques é a apresentação de um espetáculo com 200 drones, que está marcada para as 21h.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

Entre os dias 8 e 11 de setembro, o festival promove também shows musicais, em parceria com a prefeitura paulistana. Na noite do dia 8, haverá apresentação da SP Companhia de Dança, SP Big Band e da Orquestra Jazz Sinfônica, a partir das 18h. No dia 9 de setembro, a partir das 19h, se apresentam Almir e Gabriel Sater. No dia 10 de setembro, a Orquestra Funmilayo se apresenta com Xênia França e Luedji Luna. E, no dia 11 de setembro será a vez de Geraldo Azevedo.

A programação do festival pode ser consultada no Agenda Bonifácio, uma plataforma online dedicada ao bicentenário da Independência do Brasil, criada pelo governo paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário