domingo, 4 de setembro de 2022

Rock in Rio deve atrair 10 mil turistas estrangeiros de 21 países

O Rock in Rio 2022 começou sexta-feira (02/09) com a expectativa de ser a maior edição de todos os tempos. Quase 700 artistas, 250 shows e 500 horas de experiência. Um cenário animador não só para o público e para os idealizadores do evento, como também para movimentação do turismo. Os organizadores da festa esperam que 10 mil turistas estrangeiros vindos de 21 países curtam os sete dias de animação - 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro.


“Isso demonstra a força que grandes eventos, como o Rock in Rio, têm para fomentar o turismo internacional. Para se ter uma ideia, em apenas seis meses, o faturamento do segmento de negócios, que abarca grandes eventos, congressos, seminários, entre outros, já superou todo o ano de 2021, com R$8 bilhões”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

 

Para esta edição do festival, a organização calcula a geração de empregos de 28 mil postos de trabalho, da produção do espetáculo até a estruturação do parque, como montagem, limpeza e muitos outros setores. O impacto econômico estimado para esta edição, conforme dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), gira em torno R$1,7 bilhão na cidade do Rio de Janeiro, por meio da rede hoteleira, comércio e pontos turísticos. Ao todo, mais de 60% do público é de fora da cidade.

 

TURISMO DE NEGÓCIOS

 

A realização do Rock in Rio, certamente, ampliará os números do turismo de negócios, que já demonstram sinais positivos de retomada. Conforme a Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), o faturamento do segmento triplicou nos primeiros meses deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2021. Ao todo, foram contabilizados cerca de R$4,8 bilhões, com destaque para os serviços aéreos (R$3,1 bilhões).

Em 2021, o faturamento total alcançou R$4,370 bilhões, que representaram cerca de 40% do faturamento em 2019 (R$11,388 bilhões), mas também um crescimento de 18% em comparação aos números de 2020 (R$3,705 bilhões).

Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD), o turismo de negócios foi responsável por 14,6% das viagens realizadas dentro do país em 2021. Já no Estudo da demanda turística internacional do Ministério do Turismo, o segmento foi o segundo principal motivo da vinda de estrangeiros ao Brasil em 2019. Ao todo, 15,4% dos estrangeiros que chegaram ao Brasil foram motivados por esta finalidade, com gastos diários per capita de US$77,39.

ROCK IN RIO

 

O Rock in Rio, criado em 1985, foi responsável por colocar o Brasil na rota de shows internacionais. Batendo recordes de público a cada edição e gerando impactos positivos nos países onde é realizado, se consagrou como o maior festival de música e entretenimento do mundo.


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