quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Santuário de Fátima vira centro de romaria em São Benedito

O Santuário de Fátima é um empreendimento que nasceu da vontade e determinação do povo

A Serra da Ibiapaba, rica em natureza, com paisagem verdejante, vales, grutas e cachoeiras, é um exemplo de que “em se plantando tudo dá” (frase de Pero Vaz de Caminha, em 1500). E a semente foi plantada pelo padre Antônio Martins Irineu e regada pela fé do povo de São Benedito e municípios vizinhos para a construção do Santuário de Fátima na cidade de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, a 350 quilômetros de Fortaleza. Além da religiosidade, a cidade de São Benedito se destaca pelo cultivo, produção e comercialização de flores.

A devoção a Nossa Senhora de Fátima atrai visitantes de vários estados do Nordeste
Com determinação e trabalho, o padre Irineu fez das aparições da santa um incentivo para despertar o povo pela fé e devoção a Nossa Senhora de Fátima e deu início às celebrações nos dias 13 de cada mês. A primeira missa foi no dia 13 de julho de 1998. As missas eram ao ar livre, pois o santuário só existia na imaginação do padre e na vontade de tornar seu sonho realidade.

A pedra fundamental foi lançada em 2005, no início da obra
Mais de seis mil pessoas se comprimiam no templo principal, ainda em construção, e milhares de pessoas acompanharam a cerimônia das imediações do Santuário, que ficou pequeno para tanta gente. A devoção começou e a obra foi iniciada 2005 com o lançamento da pedra fundamental em um terreno com parte doada e parte comprada. “O Santuário nasceu das celebrações nos dias 13”, dizia o padre Irineu.

Altar da igreja principal do Santuário de Fátima
Para o início das obras, foi formada uma comissão de trabalho empenhada em conseguir recursos: doações, bingos... A parte mais importante foi o empenho da população, que viu nascer um grande empreendimento, que se multiplica a cada dia com a motivação e o crescimento da fé. Neste mesmo ano, o padre Irineu solicitou a doação de uma imagem de Nossa Senhora de Fátima ao reitor do santuário de Portugal. O pedido foi atendido e a imagem chegou a São Benedito no dia 13 de outubro de 2006 e foi aclamada por milhares de fiéis.

A "Missa de Cura" termina com a procissão do Santíssimo
O santuário não está pronto, mas cumpre a sua missão de atrair o público com uma variada programação religiosa e surpreende com a multidão a cada dia 13. São caravanas do Ceará e do Piauí, que fazem uma grande romaria ao “Santuário da Fé”. No dia 12 de setembro/22 tive a oportunidade de conhecer o santuário e assistir a uma “Missa de Cura”. É um momento de muita emoção, reflexão e fé. Os depoimentos comprovam a veracidade dos fatos.

ESTRUTURA FÍSICA DO SANTUÁRIO

A Capela do Padre Pio abriga o jazigo do padre Irineu, fundador do Santuário
Num ponto elevado, na saída de São Benedito para Guaraciaba do Norte, ergue-se o grandioso Santuário de Fátima. Área ampla para estacionamento, jardins e uma grande estrutura pensada e executada pelo padre Antônio Martins Irineu. A igreja principal comporta 1.800 pessoas sentadas. Ao seu lado estão sacristia e Capela do Santíssimo. As dependências continuam com Capela Mãe de Deus, Capela dos Milagres, Capela Padre Pio, Velário (queima de velas) e Livraria. Constam do projeto um Centro de Eventos para 15 mil pessoas e uma lanchonete.

Altar dedicado ao Sagrado Coração de Jesus
A programação inclui celebrações de missas, rosário, confissões, ofício e terço da misericórdia. Nos dias 13, as celebrações acontecem às 6:30, 8h, 10h, 12h, 15h, 17h e 19h. Segundo a gerente administrativa, Gilcineide Ferreira, o público está retornando ao templo. Antes da pandemia, o Santuário recebia 30 mil pessoas.

CAMINHO INTERROMPIDO

A lateral do Santuário se destaca pela beleza da jardinagem e das palmeiras
Antônio Martins Irineu, fundador do Santuário de Fátima, era maranhense, estudou no Rio de Janeiro, veio para a Diocese de Tianguá e foi designado para São Benedito, onde foi pároco durante 20 anos. Começou as celebrações de Nossa Senhora de Fátima e daí surgiu o desejo de construir o santuário, segundo ele, a pedido da santa. Sua conquista foi vitoriosa com o trabalho voluntário da população, mas Deus o levou em março deste ano. Ficou o legado de um homem vocacionado, que fez uma grande obra sem ajuda financeira oficial.

Com a ausência do padre Irineu, o Santuário de Fátima continua com padre provisório, esperando que a Diocese de Tianguá indique um novo titular para o santuário. O padre Irineu foi sepultado na Capela Padre Pio, local visitado pelo público para orações e confissões.

MAIS INFORMAÇÕES:

Site: www.santuariodefatima.org.br

Youtube: santuariodefatimadaserragrande

Telefone: (88) 99962.7536

Nenhum comentário:

Postar um comentário