segunda-feira, 10 de julho de 2023

Rota das Emoções recebe a visita de operadores estrangeiros

 O roteiro, localizado no litoral do Nordeste, contempla atrativos de três Estados: Ceará, Piauí e Maranhão 

FOTO: Divulgação/Embratur
Representantes de dez operadoras de turismo da Alemanha e do Reino Unido estão percorrendo a Rota das Emoções, entre os dias 8 e 16 de julho. A Rota das Emoções é um roteiro turístico que contempla atrativos no Ceará, Piauí e Maranhão. A viagem dos operadores de turismo foi organizada pela Embratur, em parceria com o Sebrae Nacional, e tem como objetivo permitir que estes profissionais conheçam melhor os destinos que irão comercializar em seus países de origem.

Três Estados e 14 municípios formam a Rota das Emoções. O percurso é feito de forma sinérgica, de modo que o viajante vivencie as experiências mais autênticas de cada localidade presente na rota. A proposta do roteiro desta viagem foi colocar os convidados estrangeiros em uma imersão de história e cultura no litoral nordestino.

Outro objetivo da viagem é apresentar aos operadores os destinos turísticos do país, para que eles possam planejar roteiros e pacotes turísticos para atrair os turistas estrangeiros para o Brasil. O trabalho visa ainda ampliar o conhecimento dos estrangeiros sobre o Brasil, bem como aproximar os convidados da rede de parceiros locais, para que eles possam elaborar melhor os roteiros turísticos.


“O Brasil tem uma diversidade de destinos turísticos que só se encontra aqui, e o nosso desafio é fortalecer e ampliar a presença de visitantes estrangeiros em diferentes regiões. A Rota das Emoções é um grande produto que agrada o turista estrangeiro, preza pela sustentabilidade e gera desenvolvimento socioeconômico para a população local”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

 

“Estamos falando de um dos roteiros mais representativos do turismo brasileiro. Uma rota que reúne três dos principais ícones do turismo nacional. A presença de operadoras de turismo do exterior, convidados pela parceria que temos com a Embratur, é um passo decisivo para, não só jogar luz sobre essas verdadeiras joias do país, mas também evidenciar os pequenos negócios e o turismo de base comunitária, que geram emprego, renda e reduzem a pobreza”, destaca o presidente do Sebrae, Décio Lima.

 

Em uma pesquisa da GlobalData, de 2022, foi constatado que um dos segmentos mais procurados pelo público alemão é sol e praia, seguido de visitas ao campo. Além disso, o turismo de bem-estar e saúde é mais buscado pelos alemães do que a média mundial.

 

A pesquisa aponta que o Reino Unido também tem a mesma preferência, em especial sol e praia, pois a oferta doméstica é insuficiente. Os britânicos ainda se atraem pelo turismo rural. Há ainda interesse em ecoturismo e destinos com menos emissões de gases do efeito estufa.

 

Por isso, a coordenadora de Parcerias e Desenvolvimento de Mercados, Carina Câmara, diz que a Rota das Emoções se enquadra no perfil desses viajantes. Ela explica que, entre os passeios programados, os estrangeiros irão conhecer praias, rotas históricas, comidas típicas, passeios nas dunas e ainda assistirão a uma apresentação de capoeira, festa junina e visita ao artesanato local. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário