A erva-mate, um dos símbolos da identidade gaúcha, recentemente
reconhecida como o primeiro patrimônio cultural e imaterial do Rio Grande do
Sul, foi a anfitriã na recepção dos convidados. Os empreendedores e
pesquisadores dos usos e costumes da cultura gaúcha, Fernanda Valente de Souza
e Rodrigo Lobato Schlee, realizaram uma experiência sensorial com os presentes,
apresentando a erva-mate fora da cuia.
Logo após a experiência cultural, os CEOs do Festuris, Marta
Rossi e Eduardo Zorzanello apresentaram as novidades do evento que acontecerá
de 9 a 12 de novembro, no Serra Park, em Gramado.
ANO 35: “Capital
Humano: Chave da transformação”
Nesta edição histórica, que tem como mote: “Capital Humano: chave da transformação”,
são esperados 15 mil participantes no Festuris. São mais de 2,7 mil marcas em
exposição e 40 destinos internacionais representados. Marta Rossi, à frente do
evento desde a criação, apontou que o Festuris não é apenas uma feira.
“O turismo é feito de pessoas para pessoas, e o Festuris é um
organismo vivo! Aproveito para agradecer o apoio que sempre tivemos de todos
para a realização do evento”, destacou Marta Rossi, citando parceiros
estratégicos. A empresária lembrou o pioneirismo do Festuris ao apresentar
temas importantes para o do turismo e propor o debate.
Na ocasião, emocionada, Marta relembrou da caminhada que, há
35 anos, iniciou ao lado de Silvia Zorzanello. “Apesar de anos de história, eu
sempre fico muito nervosa e talvez hoje ainda mais, com a presença das minhas
netas, Helena e Celina”.
Sustentado por sua relevância e compromisso com o trade
turístico em sempre buscar novidades para o segmento, o Festuris fideliza seus
expositores. A marca de 75% dos espaços de todo o evento é de clientes que
renovam contratos há anos. Mas também há grande número de novos clientes, cerca
de 25% nesta edição. “Estamos orgulhosos dos resultados, especialmente depois
do sucesso da edição do ano passado”, afirmou Zorzanello.
Impacto econômico e
geração de negócios
O volume de negócios gerados na feira, em 2022, resultou no
valor de R$ 350 milhões. Já as perspectivas para 2023 são de R$ 400 milhões de
negócios gerados a partir das reuniões agendadas no evento.
O secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico
de Gramado, Ike Koetz, representando o prefeito Nestor Tissot, elogiou a
escolha do tema da edição deste ano do Festuris. “Não se faz turismo sem as
pessoas”, apontou, destacando, especialmente, aquelas que recebem os visitantes
no seu lar.
Luiz Fernando Rodriguez Júnior, secretário em exercício do
Turismo do Rio Grande do Sul, comemorou a importância do Festuris para o
turismo gaúcho. “O Festuris é no Brasil”, pontuou, destacando o orgulho e a
garra dos gaúchos.
Uruguai é o país
convidado
Inscrições abertas
Os agentes de viagens, guias de turismo e imprensa tem credenciamento
free para a feira de negócios do Festuris. O agente que quiser acompanhar os
conteúdos do Meeting conta com preço especial de R$ 170,00. A imprensa tem
acesso livre à programação do evento. Já para o Meeting, o grande palco de
conteúdo do turismo da América Latina, o primeiro lote se encerra dia 31 de
agosto ao custo de R$ 349,00. Para se inscrever o endereço é
www.festurisgramado.com
Mais sobre o evento
O Festuris conta com o Laghetto como a rede hoteleira oficial
do evento, a Turistur Turismo é a agência oficial, a Planalto é o transporte
terrestre oficial e o Hospital Pompéia assina como assistência médica oficial
do evento. Informações www.festurisgramado.com ou nas redes sociais
@festurisgramado
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