quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Descubra o Divino Pai Eterno em Trindade - a Capital da Fé de Goiás

A fé é um sentimento que nos coloca mais perto de Deus e nos dá força e esperança para acreditar e alcançar graças que parecem impossíveis (Edgony Bezerra)

O monumento de entrada mostra a grandeza da fé e devoção de Trindade FOTOS: Edgony Bezerra
Minha descoberta do Divino Pai Eterno surgiu por acaso, em 2021, quando assisti à novena na Rede Vida. Foi amor à primeira vista. Tão atraente que assisti 40 dias seguidos. Pedia a alta de um amigo que estava hospitalizado com Covid-19.  Ele saiu do hospital, mas não ficou curado. A fé se fortaleceu em mim, mesmo sem a recuperação do amigo.

Nada de desânimo, pois o Divino Pai Eterno é amor, é confiança, é credibilidade. O tempo passou e reforçou cada dia mais a minha fé, agora na defesa de problemas pessoais. Minhas atenções se voltaram para Trindade. Precisava conhecer a Capital da Fé de Goiás, um lugar único e sagrado. Duas tentativas frustradas. Não estava no tempo. O tempo é o de Deus. E assim foi.

O Santuário do Divino Pai Eterna fica num ponto elevado
Em março deste ano, venci obstáculos e fui ao encontro do Divino Pai Eterno. Muita emoção, muitas missas, santuário lotado de um povo sedento. Uma pequena imagem, representando a Santíssima Trindade, atrai gente de vários Estados brasileiros. As missas transmitem segurança, pois os celebrantes vivem aquele momento intensamente. A voz não fraqueja e a saudação final de “Viva o Divino Pai Eterno” ecoa na multidão como um abraço, um aperto de mãos, uma certeza. Volte sempre!

O santuário, amplo e rodeado de belos vitrais, tem bancos confortáveis e nos acolhe como se fosse a nossa casa. O acesso é por escadas ou grandes rampas, pois a igreja é imponente e fica num plano elevado. Do lado, hotéis, lojas e restaurantes acolhem os visitantes.

As celebrações lotam o Santuário Basílica com fiéis de Goiás e Estados vizinhos
O público se acomoda e não vê o tempo passar entre uma missa e outra. São pessoas cansadas, vindas de longe, mas todas com um objetivo: alcançar uma graça para si ou para familiares. Nada de desânimo, pois a fé reforça a esperança da conquista de um milagre.

HISTÓRIA DA DEVOÇÃO

A história que nos une ao Divino Pai Eterno começou por volta de 1840, quando o casal de agricultores Constantino Xavier e Ana Rosa encontrou um medalhão de barro, nas proximidades do córrego Barro Preto, em Goiás. Na medalha havia a Imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. 

O casal se sentiu abençoado e confiante de que tinha recebido um sinal de Deus. O medalhão foi colocado em um local especial na casa e o casal começou a reunir amigos e familiares para rezar o terço. A partir daí, graças e milagres começaram a acontecer. As notícias se espalharam e a quantidade de pessoas rezando era cada vez maior.

Um sonho realizado: estou no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno
A casa de Constantino não tinha mais espaço para tanta gente. Em 1843, a comunidade se reuniu e construiu uma capela simples com folhas de coqueiro e buriti.  Logo, a capela também ficou pequena e o casal resolveu doar um terreno que tinha, para a construção de uma capela maior. Antes, Constantino resolveu reproduzir a imagem do medalhão para um tamanho maior, em forma de escultura. O trabalho foi feito pelo artista plástico Veiga Valle, em Pirenópolis.

PRIMEIRO SANTUÁRIO

O primeiro Santuário ou Igreja Matriz de Trindade é de 1912 - Direitos autorais: AFIPE
A quantidade de fiéis despertou a Arquidiocese de Goiás para construir o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno. O templo foi inaugurado em 1912, onde hoje é a Igreja Matriz de Trindade. Em pouco tempo, o novo espaço também ficou pequeno, e foi preciso construir outro Santuário, hoje a Basílica do Divino Pai Eterno, que também já não comporta a quantidade de devotos. Por isso, está sendo construído o novo Santuário, que deverá ser concluído em 2026.

O atual Santuário, o único do mundo dedicado ao Divino Pai Eterno, começou a ser construído em 1943, teve sua construção parada, e retomada em 1955. O título de Basílica foi concedido pelo Papa Bento XVI, em 2006. Ao lado do Santuário estão 14 estações da Via-Sacra com esculturas em tamanho real. Na parte interna encontra-se a Sala dos Milagres, com objetos que reproduzem as graças alcançadas. Um dos destaques é o espaço dedicado ao cantor sertanejo Leandro, de Goiás.

ROMARIA

“Somos povo de Deus caminhando para a luz da Trindade sem véu: se a Trindade aqui vimos rezando, somos todos romeiros do Céu!”

A festa anual é realizada do final de junho ao início de julho
O ponto alto da devoção ao Divino Pai Eterno é no final de junho e início de julho (primeiro domingo do mês), quando acontece a Romaria, a maior festa dedicada à Santíssima Trindade no mundo, realizada desde 1876. Nos dez dias do evento, Trindade se torna a Capital da Fé de Goiás, um lugar de paz, onde os fiéis buscam uma nova vida, cheia de bênçãos e graças alcançadas.

A programação festiva inclui missas e novenas, encontros de jovens, acolhimento aos carreiros do Divino Pai Eterno (procissão dos carros de boi), foliões, tropeiros, e outros devotos. São celebradas cerca de 100 missas e mais de 46 novenas, além de procissões, batizados, vigílias, alvoradas e confissões. Mais de três milhões de pessoas passam pela cidade durante os dez dias de festa.

A festa de encerramento é um belo espetáculo de luzes, cores e muita devoção
No encerramento, no fim da tarde, milhares de devotos se reúnem numa bela procissão luminosa, saindo da Igreja Matriz com a imagem da Santíssima Trindade rumo à Praça do Santuário Basílica. A festa termina com a missa de encerramento e a tradicional queima de fogos, um momento único na vida dos participantes.

Muitos devotos percorrem, a pé, o trajeto entre a capital Goiânia e Trindade, chegando ao Santuário Basílica, aproximadamente 18 quilômetros, como forma de pagar promessas, pedir graças e agradecer bênçãos alcançadas. Os peregrinos também partem de outras cidades e estados em grandes caravanas.

CARROS DE BOI

Uma das atrações da Romaria do Divino Pai Eterno é o desfile de Carros de Boi, conduzidos pelos carreiros, os primeiros a peregrinar até a Capital da Fé de Goiás. Um projeto de lei do dia 15 de setembro de 2016 reconheceu essa manifestação como Patrimônio Cultural Brasileiro.

MAIS INFORMAÇÕES

Trindade é um município do Estado de Goiás, localizado a 18 quilômetros da capital – Goiânia. A cidade colhe os frutos da religiosidade, que transforma as pessoas, movimenta a economia e torna Trindade um dos maiores pontos turísticos e religiosos do país e uma das cidades brasileiras que mais atrai peregrinos.

Pela proximidade de Goiânia, o visitante pode pegar táxis no aeroporto e seguir para Trindade. São recomendados os taxistas:

Jadiel – (62) 99249.3007

Vaisman Dias – (62) 98515.9040

A rede hoteleira de Trindade é bem diversificada. Para evitar grandes deslocamentos, sugerimos hotéis ao lado do Santuário:

Hotel Marina Torrano – (62) 3505.2412

Hotel Santuário – (62) 3505.8523

Hotel Bom Jesus – (62) 3506.1876

Hotel Recanto do Pai – (62) 3110.3313

Santuário Basílica do Divino Pai Eterno – Secretaria: (62) 3505.1783


Nenhum comentário:

Postar um comentário