Em 30 anos de história, o Sertões sempre preservou o meio ambiente FOTO: Divulgação |
Ao longo de suas três décadas de existência, o Sertões BRB se
reinventa constantemente. Não só através dos percursos, que levaram a caravana
a atravessar 18 estados brasileiros e o Distrito Federal. Características;
regulamentos, categorias e detalhes da disputa avançaram neste período, fazendo
com que uma edição nunca fosse exatamente igual às demais. E não será diferente
na 31ª edição, que acontecerá de 11 a 19 de agosto, ligará Petrolina (PE) ao
Preá (CE), por um roteiro de 3.800 quilômetros, dos quais 2.080 cronometrados.
Competidores com Mitsubishi L200 terão premiação especial FOTO: Divulgação |
A primeira novidade está no próprio desenho dos percursos. Três
das oito etapas terão Petrolina como ponto de partida e chegada (formato
conhecido como 'laço' ou 'margarida'), com desafios e direções completamente
diferentes entre elas. E a última etapa acontecerá em torno do município de
Cruz, onde estão o distrito do Preá e a praia do mesmo nome. Uma forma de
reduzir as distâncias percorridas pelas equipes de apoio (e os deslocamentos
para os competidores), sem comprometer o nível técnico do Sertões BRB. Longe
disso, já que tanto os organizadores como muitos pilotos e navegadores
acreditam em uma das edições mais difíceis da prova.
A edição 2023 de o Sertões terá muita navegação FOTO: Divulgação |
Outra característica nova do Sertões BRB 2023 é a adoção da
planilha eletrônica para os competidores nos carros e UTVs - em caráter
opcional. Ela substitui o formato tradicional, de papel, que exige a entrega
física das marcações de cada etapa pouco antes da largada. Para quem optar pela
nova configuração, o roteiro será liberado nos tablets dos navegadores no
horário previsto pelo regulamento. Assim, o Sertões BRB se alinha ainda mais
com as principais provas do rally cross-country internacionais.
Sertões 2023 traz inovações na prova FOTO: Marcelo Maragni |
Ainda nos carros, as duplas inscritas com as picapes Triton
Sport R da Mitsubishi, concorrerão, além da categoria T2, em uma competição à
parte, que oferecerá aos vencedores como prêmio uma estadia de três noites em
meio às belezas de Alter do Chão, no Pará. O modelo foi desenvolvido pela
Spinelli Racing, braço de competições da montadora japonesa no Brasil, como uma
opção de entrada para os ralis e, nas últimas edições do Sertões mostrou ser
mais do que capaz de superar o desafio.
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