quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Curiosidades sobre o carnaval


O Carnaval é uma das festas populares mais animadas do mundo. Este ano, o evento será realizado de 14 a 17 de fevereiro. Três capitais mantêm a liderança festiva: Rio de Janeiro, com o luxo e a beleza das escolas de samba; Recife/Olinda, com frevo, maracatu e bonecos gigantes; e Salvador, com a animação dos trios elétricos.

O Carnaval teve origem no entrudo português, uma brincadeira do passado, que reunia pessoas que  jogavam água, ovos e farinha umas nas outras. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e tinha um significado ligado à liberdade.

O entrudo chegou ao Brasil no século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Na Itália e na França, o carnaval ocorria em desfiles urbanos e os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como colombina, pierrô e Rei Momo, de origem europeia, foram incorporados ao carnaval brasileiro. São destes personagens que surgem as fantasias.

No final do século XIX começaram a aparecer no Brasil os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos corsos, que se tornaram mais populares no começo do século XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Quem viveu Fortaleza nos anos 60 conheceu esta brincadeira na Avenida Dom Manuel.

Ainda no século XX, o carnaval foi crescendo e se tornando cada vez mais popular. O crescimento ocorreu, principalmente, com a inclusão das marchinhas carnavalescas, que deixavam o carnaval cada vez mais animado. Ninguém esquece Jardineira, Aurora e Bandeira Branca.

A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca Ismael Silva e anos mais tarde denominada Estácio de Sá. A partir daí o carnaval de rua ganhou um novo formato e surgiram novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Apesar da animação em vários Estados, o carnaval do Rio de Janeiro se apresenta como o maior do mundo, com a participação de 2 milhões de foliões por dia. A festa reúne turistas nacionais e internacionais num encontro de cores, luzes e muita beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário