Apenas três destinos se destacam neste segmento - São Paulo, Rio de Janeiro e
Brasília. Fortaleza, apesar de despontar no mercado com um moderno Centro
de Eventos, ainda não conta com uma política eficiente de captação de eventos
Fortaleza vem conquistando mais a preferência dos turistas de lazer |
De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), o segmento de viagens corporativas cresceu 14,5% no ano passado. O crescimento é uma boa notícia para o Brasil, já que o turismo de negócios movimenta o mercado de hotéis, comércio e serviços em geral e atrai investimentos para o País.
Levantamento da Abracorp mostra que foram emitidos 13,1 milhões de bilhetes aéreos para viagens nacionais e internacionais. Com isso, o setor aéreo nacional movimentou, em 2014, mais de R$ 6,5 bilhões, o que representa um incremento de 22% se comparado ao verificado em 2013. O valor médio das passagens foi de R$ 571,00.
As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, juntas, representam quase a metade (49%) da preferência dos viajantes, seguidas por Brasília (10%), Belo Horizonte (8%), Salvador (7%), Porto Alegre (6%), Curitiba (5%), Recife (5%), Campinas (4%) e Fortaleza (3%). A pesquisa mostra também que o segmento de locação de automóveis registrou crescimento de 3,2% no total de diárias.
Dados do Ministério do Turismo mostram que, entre os estrangeiros que visitam o Brasil, 25% vêm em busca do turismo de negócios. O gasto médio desses estrangeiros no Brasil é de US$ 102 por dia, contra US$ 68,55 entre os que viajam a lazer.
Em 10 anos, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil registraram um aumento de 498%. Conforme dados da ICCA, associação internacional que representa o setor, entre 2003 e 2013, o total de eventos passou de 62 para 315. No mesmo período, o número de cidades que sediaram esse tipo de evento subiu 145%, com um salto de 22 para 54. Segundo o ranking mais recente, o Brasil permanece entre os 10 países que mais recebem congressos e convenções associativas.
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