terça-feira, 21 de abril de 2015

Encantos e desencantos

Uma demonstração de amizade e carinho ao aniversariante Edvalci Bezerra
Mais um fim de semana em Amontada, desta vez para participar do aniversário do meu irmão Edvalci Bezerra. Um encontro de familiares e amigos no domingo, dia 19. Na ida (sozinha), muitas avaliações e conclusões. As observações começaram na Avenida Bezerra de Menezes, agora só com duas faixas para carros depois da implantação do corredor de ônibus na faixa central. Não tenham dúvidas de que a avenida será uma das mais congestionadas de Fortaleza, dada a sua importância no tráfego local e como via principal de entrada e saída da cidade. Um transtorno para quem tem carro e não quer trocar por uma bicicleta.

Na continuação do percurso, uma triste realidade: a Avenida Mister Hull parece indicar que estamos numa cidade fantasma. O mato toma conta de todos os canteiros centrais e chega a ter até um metro de altura. O retrato do abandono de uma cidade que se propaga turística. Imagino o constrangimento dos visitantes que chegam da região Norte – Piauí, Maranhão e Pará.

A viagem está apenas começando e prossegue pela CE-085, rodovia Estruturante que leva à cidade de Camocim e é a principal via de acesso a Jericoacoara. Os primeiros 90 quilômetros estão em boas condições de tráfego, embora o acostamento caiba apenas a metade do carro. O canteiro central está tomado pelo mato, uma decepção para quem chegou de São Paulo há poucos dias e viu a qualidade da rodovia Anhaguera.

Quando termina a duplicação da CE-085 começam os buracos e não são poucos, principalmente depois da entrada para o Trairi. A situação vai se agravando e piorando até chegar num longo trecho totalmente sem asfalto e depois numa parte asfaltada, mas sem sinalização horizontal. A viagem deixa de ser um prazer e vira uma tortura. Pontos de apoio não existem. Os poucos que oferecem algum serviço deixam muito a desejar, com banheiros precários e sujos. Esta é a recepção aos turistas que visitam Jericoacoara. Uma vergonha!

Na chegada a Amontada, outra decepção: O acesso à cidade está totalmente destruído, com calçamento sem asfalto e esburacado, com tráfego só numa mão. Vencidos os obstáculos, o dia seguinte foi de animação e alegria num encontro de familiares e amigos. Os encantos venceram os desencantos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário