terça-feira, 12 de maio de 2015

Clia Abremar visita portos do Nordeste

Marco Ferraz, presidente da Clia Abremar
Começou por Fortaleza (dia 11) e vai terminar em Salvador (15), passando por Natal (12), Recife (13) e Maceió (14) a visita que a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) está fazendo aos portos do Nordeste. O objetivo é apresentar dados do Turismo de Cruzeiros Marítimos no Brasil e em outros países, e discutir a viabilidade técnica dos portos para a criação de novas opções de roteiros.

O encontro em Fortaleza foi promovido pela Companhia Docas do Ceará e a Abremar e teve a participação do secretário executivo de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos e de representantes de empresas que colaboram na recepção dos navios de passageiros no Porto do Mucuripe.

A ideia do presidente da Abremar, Marco Ferraz é dotar o Nordeste e o Norte de uma linha regular de cruzeiros durante seis meses, na temporada 2016-2017. Segundo ele, seriam rotas bem abrangentes, com paradas em várias capitais: Fortaleza-Salvador ou Fortaleza-Belém.

 “Não temos nada definido”, disse Ferraz, acrescentando que “estamos fazendo um estudo, levantando dados, incentivando os cruzeiros marítimos numa região privilegiada, porém ainda carente em estrutura portuária em certas cidades”.

Em cada visita, Ferraz vem mostrando aos participantes as oportunidades que o mercado de cruzeiros marítimos oferece às cidades destino, além de destacar a proximidade entre o Nordeste e o Caribe, região que mais recebe navios no mundo.

“O potencial do nosso País para o turismo náutico é invejável, mas infelizmente é pouco aproveitado por questões de infraestrutura e burocracia excessiva”, disse Ferraz. Para viabilidade das novas rotas, Ferraz pede, a exemplo da aviação comercial, a redução da alíquota do ICMS do combustível para 12%, além de outras vantagens, como redução de taxas portuárias, “que são incrivelmente caras no Brasil”.

O presidente da Abremar lembra que os 10 navios que estarão na costa brasileira de novembro deste ano a abril de 2016 apenas chegarão e sairão do País por Fortaleza, Recife e Salvador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário