terça-feira, 17 de novembro de 2015

Turismo brasileiro em Portugal cai em setembro

Praça do Comércio, um dos pontos mais visitados em Lisboa
Lisboa - O turismo brasileiro em Portugal caiu acentuadamente em setembro, com o número de dormidas dos cidadãos brasileiros nos hotéis lusos a recuar para 136.602, menos 16,6% do que em setembro do ano passado, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O Brasil foi o único país entre os dez maiores mercados emissores de turistas estrangeiros para Portugal que registrou uma queda em setembro. Mesmo assim, continuou a ser o sexto maior mercado de turistas internacionais para os hotéis portugueses.
Este ano o mês em que Portugal teve mais turismo brasileiro foi maio, com mais de 152 mil dormidas. O pior mês foi março, com menos de 73 mil dormidas de cidadãos oriundos do Brasil. Em 2014 o melhor mês tinha sido setembro e o pior registro mensal foi fevereiro.
O turismo brasileiro em Portugal, que em agosto já tinha caído quase 11%, continua, apesar da queda de setembro, a ter um ano ligeiramente superior aos números de 2014.
Hotel Mundial, um dos preferidos dos brasileiros em Lisboa
Segundo o INE, de janeiro a setembro a hotelaria portuguesa contabilizou 1,04 milhão de dormidas de turistas brasileiros, mais 0,6% do que nos primeiros nove meses do ano passado.
Mas este crescimento para a atividade turística acumulada desde o início do ano está longe de acompanhar a tendência de subida da procura turística internacional pelos hotéis portugueses.
Globalmente, o turismo estrangeiro em Portugal nos primeiros nove meses do ano gerou 27,7 milhões de dormidas, mais 6,8% do que em 2014. O turismo de cidadãos portugueses nos hotéis nacionais cresceu 5,2%, para 11,9 milhões de dormidas, no mesmo período.
De acordo com o INE, o maior mercado de turistas estrangeiros continuou em setembro a ser o Reino Unido. Alemanha, Espanha, França e Holanda são outros países com grande relevância nas contas dos hotéis portugueses.
O INE indica ainda que em setembro os proveitos dos hotéis lusos ascenderam a 297 milhões de euros, mais 14,7% do que no mesmo mês do ano passado. Em termos acumulados, de janeiro a setembro a hotelaria portuguesa faturou 2 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento homólogo de 12,5%.
A taxa de ocupação dos hotéis do país em setembro foi de 59,1%, mais 1,7 pontos percentuais do que em setembro do ano passado. No conjunto dos primeiros nove meses de 2015 a taxa de ocupação é de 49,2%, dois pontos percentuais acima da verificada em igual período de 2014.
Fonte: Newsletters Portugal Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário