A Praça da Paz Dom Helder Câmara foi inaugurada na Praia do Futuro FOTOS: Divulgação |
Depois de
uma pesquisa de campo realizada em 65 destinos turísticos, Fortaleza (CE) e
Corumbá (MS) foram apontadas como os municípios que mais avançaram em relação
aos seus resultados do ano passado.
As
cidades que mais evoluíram em 13 aspectos que ajudam a compor a atividade turística,
de acordo com o Índice de Competitividade do Turismo Nacional, foram premiadas
pelo Ministério do Turismo e o Sebrae nesta quarta-feira (9), em Brasília.
A
premiação é concedida aos municípios que mais evoluíram no índice geral e em
cada uma das 13 categorias, que incluem infraestrutura geral; acesso;
atrativos; políticas públicas; serviços e equipamentos turístico, entre outras.
Nesta 7ª edição do Índice de Competitividade, nove municípios receberão
certificado, já que alguns avançaram em mais de uma dimensão.
“É uma
satisfação entregar esse resultado anualmente. É um trabalho que a Fundação
Getúlio Vargas (FGV) tem orgulho de participar. A competitividade é a
capacidade de crescer e gerar negócios nas atividades econômicas do setor de
forma sustentável", disse Luiz Gustavo Barbosa, da FGV.
Obras realizadas com o apoio do
Ministério do Turismo contribuíram para colocar Fortaleza como a capital com
maior evolução no índice. A requalificação da orla da Praia do Futuro, que
conferiu melhorias urbanísticas no principal atrativo natural da cidade, e o
Centro de Eventos do Ceará, cuja programação influenciou na diversificação da
oferta turística local. A capital cearense alcançou também a maior evolução no
quesito aspectos sociais.
“O exemplo de Fortaleza reforça a importância do investimento
público no desenvolvimento e na estruturação dos destinos e confirma a relevância
do índice de competitividade no processo de identificação dos avanços e dos
problemas a enfrentar”, destacou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.
Portão de entrada da cidade de Corumbá em Mato Grosso |
Corumbá
foi a que mais avançou entre as não capitais. Também foi a primeira se
consideradas as categorias: capacidade empresarial, acesso e marketing e
promoção do destino. Como diferenciais da cidade, foram apontados sua
localização, porta de entrada do Pantanal, patrimônio natural pela Unesco; o
desenvolvimento de ações de marketing e a promoção além da integração de
esforços entre as iniciativas pública e privada para desenvolver o turismo
local.
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