quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Jericoacoara pede socorro

A Pedra Furada virou símbolo de Jericoacoara e deve ser preservada
Com grande frequência, a duma passa por rebaixamento
Durante a 37ª reunião da Câmara Setorial de Eventos do Ceará – CS Eventos, na manhã de hoje, no auditório da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE), a empresária Enid Câmara aproveitou a presença do secretário de Turismo, Arialdo Pinho, para falar da situação atual de Jericoacoara.

A mais bela praia do Ceará já estava na pauta da reunião, pois o secretário falou da ideia de o governo do Estado assumir a gestão do Parque Nacional de Jericoacoara, hoje sob o controle do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O assunto vem sendo tratado em reuniões e audiências e muita areia vai rolar até uma solução definitiva.

Sem entrar no problema da falta de segurança, um dos mais sérios em Jeri, Enid Câmara (natural de Camocim), que conhece bem os problemas da região, falou do abandono da vila por parte da gestão municipal e disse que a praia pede socorro. Não tem atendimento na área de saúde, o que gera risco de vida para os turistas e moradores que sofrem acidentes. Muitos casos fatais já ocorreram.

Outra carência apontada por Enid Câmara é a limpeza pública, que não vem sendo feita e o lixo está destruindo o cenário de beleza e encantamento do lugar, que se manteve como paraíso por bem pouco tempo.

Arialdo Pinho conhece os problemas e disse que o projeto do governo impede a circulação de carros na área do Parque Nacional e vai disciplinar o uso da Pedra Furada e da Duna do Pôr do Sol. Segundo ele, a pedra está sendo riscada pelos visitantes e a duma passa por rebaixamento e ocupação irregular. Com a mudança de gestão, será cobrada dos visitantes uma taxa de permanência diária, o que já ocorre em Fernando de Noronha.

O Parque Nacional de Jericoacoara, com área de 8.416 hectares, fica na praia do mesmo nome, no município de Jijoca de Jericoacoara, zona Norte do Estado do Ceará, a 300 quilômetros de Fortaleza. A antiga vila de pescadores modernizou-se, tem bons hotéis e pousadas e conta com transporte regular a partir da capital cearense. O município foi contemplado com um aeroporto, que, segundo Arialdo Pinho, só será inaugurado quando essas questões forem resolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário