O feriado de Carnaval bate à porta e, ao que tudo indica, o
brasileiro deve optar por um feriado econômico: apenas 31% devem viajar na data
e, entre os que ficarão em suas cidades de residência, 44% afirmam que
pretendem gastar até R$ 300 para curtir as atividades carnavalescas em suas
cidades.
É o que aponta Pesquisa de Carnaval do Groupon, realizada
pelo segundo ano consecutivo pela empresa, a maior plataforma de comércio
eletrônico local do mundo. “Os dados mostram que o
orçamento do brasileiro realmente está curto, mas que, mesmo assim, ele não
pretende deixar de curtir o Carnaval. Com até 60% de descontos em abadás e
ingressos para desfiles, pretendemos atingir esse consumidor que busca
economizar na hora de se planejar para o feriado”, afirma João Pedro Serra,
vice-presidente de Vendas do Groupon Brasil.
O estudo também mostrou que, neste ano, até meados de
Janeiro, 46% dos entrevistados ainda não sabiam o que fariam no feriado;
entretanto, 43% deles confirmaram que planejam participar das festas.
E como o brasileiro enxerga o Carnaval? As três
definições que melhor descrevem o Carnaval são “um momento para relaxar”, “um
período para viajar” e “passar um tempo com a família e amigos” – na mesma
linha, 71% responderam que o melhor do Carnaval é poder descansar.
A pesquisa também apontou dados curiosos sobre a
relação do brasileiro com a data. Por exemplo, dois terços dos entrevistados
corroboraram a velha máxima de que “o ano só começa depois do Carnaval”. Em
matéria de popularidade, o Carnaval ainda reina, considerado o melhor ou um dos
maiores eventos do ano, para 82% - aliás, 65% dos entrevistados acreditam que o
Carnaval é tão amado pelos brasileiros quanto o futebol, embora 49% deles não
concordem com a afirmação de que a festa representa o Brasil e o povo
brasileiro.
Apesar de ter a fama de resolver tudo de última
hora, quando o assunto é Carnaval quase metade dos brasileiros gasta algumas
semanas planejando-se para a folia e só 11% não se programam e arranjam
atividades de última hora.
Entre os que pretendem aderir à festa, 23% dos entrevistados
devem procurar atividades em suas cidades, com um orçamento econômico. O estudo
foi realizado entre os dias 13 e 17 de janeiro, com um total de 942
entrevistados.
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