segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

TAM fecha museu em São Carlos (SP)

O Museu TAM ocupa um espaço de 20 mil metros quadrados, em São Carlos
Depois de uma década de sua inauguração, o Museu TAM sofre os efeitos da crise e suspende suas atividades na cidade de São Carlos, em São Paulo. A notícia foi publicada no jornal Panrotas, acrescida do comunicado oficial da companhia.

Constellation L-49, o glamour de uma época
Antes de tomar esta decisão, a TAM havia sinalizado a intenção de transferir o museu de São Carlos para a capital paulista. Sua assessoria afirma que este ano, a companhia fará um estudo interno da viabilidade econômica do museu, mas sem prazo definido.

O Museu TAM, instalado num espaço de mais de 20 mil metros quadrados, é considerado o maior de aviação da América Latina. Mais de 90 aeronaves são expostas aos visitantes, que pagavam cerca de R$ 25,00 na entrada inteira.

Snelius Fiúza na frente do Vultee BT-13 em visita ao Museu TAM
Em abril de 2015, o cearense Snelius Fiúza, estudioso de aviação, visitou o Museu TAM. Segundo ele o acervo inclui exemplares como o 14 Bis e aeronaves de combate na Segunda Guerra, bem como aparelhos da década de 20. “O fechamento do museu é uma perda para a memória da aviação brasileira”, diz.

Assinatura de doação do Bell 47G - Wiliam Rady e Fernando Jorge
Em outubro de 2015, o sócio-diretor da Open Point Viagens (de Fortaleza), Fernando Jorge, doou seu helicóptero Bell 47G ao Museu TAM. A expectativa de Jorge era acrescentar ao acervo do Museu TAM uma aeronave histórica, que foi destaque na aviação mundial. A entrega foi solene e contou com a presença do diretor do Museu TAM, Wiliam Rady.

COMUNICADO OFICIAL

O Museu TAM, localizado na cidade de São Carlos (SP), estará com as suas atividades suspensas temporariamente. Esta decisão está atrelada ao acirramento dos desafios econômicos do país, provocado pelo aumento da inflação e pela alta do dólar em relação ao real, resultando numa desaceleração do setor aéreo. Este cenário demonstrou a necessidade de um estudo interno de viabilidade econômica do museu, que deverá ocorrer ao longo deste ano. Durante este período de análise, as atividades do museu estarão suspensas.

A TAM ressalta ainda, que tentou de todas as formas buscar alternativas para manter o espaço em funcionamento, mas, infelizmente, diante de um cenário econômico desafiador, não foi possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário