quarta-feira, 25 de maio de 2016

O turismo e as novas estratégias na pauta da CS Eventos

Enid Câmara e os convidados da CS Eventos FOTOS: Edgony Bezerra
A presidente da Câmara Setorial de Eventos – CS Eventos, Enid Câmara, comandou a pauta da 40ª reunião ordinária, na manhã de hoje, no auditório da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). Participaram quatro convidados – Erick Vasconcelos, Eliseu Barros, Waldocyr Romero e Rosana Lima –, cada um expressando suas ações para incrementar o setor de turismo e eventos. 

Enid Câmara abriu os trabalhos falando da importância da integração com os parceiros do turismo e mencionou a reunião anterior, transformada em Seminário de Mobilidade Urbana, cujo relatório foi distribuído na ocasião.

Rosana Lima (de vermelho) divulgou evento em Camocim
O temário começou com o secretário de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos, que falou sobre Infraestrutura Turística. Erick fez um relato das realizações e dos atrasos das obras por falta de recursos, que não foram honrados nos projetos da gestão anterior. No contexto de uma nova cidade, o secretário citou a Avenida Monsenhor Tabosa, totalmente requalificada e transformada num shopping a céu aberto. Outras realizações da gestão do prefeito Roberto Cláudio foram a Praia do Futuro (Praça da Paz Dom Helder Câmara), o Mercado dos Peixes, o projeto da Praia Acessível, em parceria com o governo do Estado, e a Casa do Turista, uma parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Ceará (ABIH-CE), cuja proposta é garantir segurança na Avenida Beira-Mar, cartão de visita da cidade em fase inicial de requalificação.

O presidente da ABIH-CE, Eliseu Barros, que exerce a quarta gestão na presidência da entidade, falou das dificuldades do setor hoteleiro com baixa ocupação e da necessidade de se procurar alternativas para descobrir novas oportunidades. Para Eliseu, uma das ações imediatas e o incremento da promoção do Centro de Eventos do Ceará (CEC) para captar eventos e movimentar a economia do Estado. Nos quatro meses do ano, a ocupação hoteleira caiu 8%. Como sugestão para atrair feiras, congressos e convenções, Eliseu citou o modelo de atuação da ABIH-CE, através de um grupo comercial formado por gerentes de hotéis que fazem um trabalho de promoção nos Estados.

Neste momento de incertezas sobre a captação de eventos, Eliseu externou sua preocupação com a possível privatização do CEC, cujo arrendatário vai mudar o foco do espaço e utilizá-lo com outras finalidades que não contemplam os interesses do turismo. O novo presidente da ABIH-CE mencionou a necessidade da realização de um censo para mostrar a importância do turismo como gerador de renda e emprego. Outra pretensão dele é atrair novos associados para a ABIH-CE, principalmente dos hotéis de Jericoacoara.

Wandocyr Romero, diretor de Turismo da Câmara Brasil-Portugal no Ceará, lembrou das comemorações do Dia de Portugal com uma semana de atividades do Ceará. O ponto alto é a realização do evento Turismo Ceará, encontro de negócios que terminará com um almoço no Hotel Praia Centro, no dia 10 de junho. A programação inclui um evento gastronômico, no Restaurante Sobreiro, no dia 30 de maio, e a criação de um “Empório Português” nos supermercados da rede São Luiz.

Para encerrar a pauta da CS Eventos, a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Camocim, Rosana Barbosa Lima Amorim, divulgou o I Festival de Oportunidades em Negócios e Turismo do Extremo Oeste. O evento será realizado de 23 a 25 de junho, no Centro de Eventos do Boa Vista Resort, em Camocim. O objetivo é incrementar os negócios e mostrar o potencial turístico da região, com a participação de vários municípios. Camocim tem um belo litoral com paisagens encantadoras e ainda fora dos roteiros turísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário