Lisboa - O acionista da TAP, David Neeleman, controlador da brasileira
Azul, afirmou, quinta-feira (10), que a falta de espaço no aeroporto de Lisboa
condiciona o crescimento da transportadora aérea portuguesa e sugeriu ao
Governo a transferência dos voos das 'low cost' para o Montijo, na margem sul
do Rio Tejo.
"Temos de fortalecer o nosso 'hub' (base de operações) de
Lisboa. Estou um pouco frustrado com o aeroporto que não está a abrir mais
espaço. Nós estamos a crescer mais rápido do que o aeroporto e isso é muito
importante para o país", disse o empresário aos jornalistas, após uma
intervenção na Web Summit, em Lisboa, citado pela agência Lusa.
David Neeleman sublinhou que quer abrir mais rotas, "voltar
para Toronto e para Montreal (Canadá)", chegar a mais cidades secundárias
nos Estados Unidos, no Nordeste do Brasil e em África, mas o aeroporto tem de
crescer também.
"Não podemos crescer se nos dizem que está limitado, temos
de abrir outro aeroporto. O Montijo está lá, não podemos esperar três anos para
que isso aconteça, as 'low cost' (companhias aéreas de baixo custo) podem ir
para lá e nós ficamos aqui (no aeroporto Humberto Delgado), mas tem de
acontecer mais rápido do que está a ser feito", afirmou, salientando que,
atualmente, a maior preocupação da TAP é que o aeroporto não cresça ao mesmo
ritmo que a companhia aérea.
O também dono da transportadora aérea brasileira Azul afirmou
que já falou sobre o tema (juntamente com o seu parceiro português, o 'patrão'
da transportadora rodoviária Barraqueiro, Humberto Pedrosa) com o ministro do
Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, e mostrou-se disponível para
"trabalhar junto" numa solução.
Lembrou ainda que "o país precisa de desenvolvimento
económico através do turismo, que representa 10 a 15% do PIB (Produto Interno
Bruto)", salientando que há muito mais americanos a vir para Portugal
agora.
"Sabemos que eles gastam mais dinheiro do que alguém que
vem na Ryanair pagando 39 euros. (...) Não nos podem dizer que não podem
crescer porque não há mais espaço, temos de trabalhar rápido para resolver essa
situação" porque "a TAP está preparada para crescer de novo".
Antes, David Neeleman participou como orador na Web Summit,
abordando o tema 'Low fares vs. low cost' (tarifas baixas vs. companhias de
baixo custo) e a sua experiência no mundo da aviação, destacando que "os
aeroportos têm de ser mais eficientes" e não devem ter custos demasiado
altos. "São um motor econômico que tem de ser estimulado", salientou.
Fonte:
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