sábado, 26 de novembro de 2016

Ceará classifica 11 alunos para a final da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Na última semifinal, realizada quinta-feira (24) mais dois alunos do estado foram selecionados no gênero Poema

Participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Foram conhecidos na quinta-feira (24) os últimos 38 finalistas da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que concorreram no gênero Poema. O Ceará classificou dois alunos nesta etapa e, com isso, terá onze representantes na final, marcada para dezembro, em Brasília (DF). Os finalistas são dos municípios de Fortaleza (4), Itarema, Orós, Quixeramobim, Assaré, Ubajara, Alto Santo e Aracati.

A semifinal de Poema aconteceu em Salvador (BA) e reuniu 125 estudantes semifinalistas vindos de todo o País. O gênero foi trabalhado por alunos dos 5º e 6º anos do Ensino Fundamental da rede pública. As etapas anteriores foram de Memórias Literárias, com estudantes de 7º e 8º anos; Crônica, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio; e Artigo de Opinião, com jovens de 2º e 3º anos do Ensino Médio. Na premiação final serão revelados os cinco ganhadores de cada categoria.

O programa objetiva aprimorar a didática dos docentes de Língua Portuguesa para desenvolver competências de escrita em seus alunos e contribuir com a melhoria do ensino público. É realizado pela Fundação Itaú Social e Ministério da Educação (MEC), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro recebeu mais de 170 mil inscrições e teve a adesão de todos os estados brasileiros, além de 4.874 municípios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário