domingo, 4 de dezembro de 2016

Grande Hotel Canela festeja centenário em 2016

Canela está de parabéns por preservar uma história, uma família e um grande
 hotel. Em 2016, o Grande Hotel Canela está completando
 100 anos de funcionamento

O embrião do Grande Hotel Canela FOTO: Arquivo de família
Em 2014, a cidade de Canela, no Rio Grande do Sul completou 70 anos de emancipação. Entretanto, o turismo e a hotelaria na região da Serra Gaúcha começaram por volta de 1903, quando o coronel João Corrêa Ferreira da Silva comprou as terras onde atualmente está o Grande Hotel Canela. Essa história se mistura com a história da região, com a história de famílias de imigrantes, com o progresso, o turismo e a hotelaria. 

Imagens de um sonho realizado FOTO: Sérgio Azevedo
A história do Grande Hotel Canela, pelo seu diferencial inédito na região, está contada no livro “Uma História de Canela”. A publicação resgata, através de imagens, acervos históricos, depoimentos e ensaios desenvolvidos por escritores, uma parte da história da região, evidenciando o estabelecimento como Patrimônio Cultural.

Para escrever um capitulo sobre a história de João Corrêa em Canela foi convidado o escritor de história do Brasil, Eduardo Bueno, gaúcho e veranista da serra gaúcha.   O capítulo sobre a família que permanece até os dias de hoje na administração do hotel tem introdução da romancista gaúcha Letícia Wierzchowski, conhecida por seu livro “A Casa das Sete Mulheres”, entre outros.

GRANDE HOTEL CANELA

O fato é inédito para a hotelaria do Brasil: um hotel completar 100 anos administrado pela mesma família do seu fundador, João Corrêa, também fundador de Canela. Esta história começa em 1882, quando João Corrêa, então com apenas 19 anos de idade, conheceu o Campestre Canella, região ainda inóspita, habitada por poucos colonos e fazendeiros, mas de imensas belezas naturais.
                          
Uma história preservada na Serra Gaúcha FOTO: Eliane Heuser
Ao conhecer o lugar o jovem vislumbrou as possibilidades de fazer o progresso chegar ali, possibilitando o acesso a visitantes e veranistas. João Corrêa, que trabalhara na viação férrea do Rio Grande do Sul, deu grande impulso ao início da história do turismo na Serra Gaúcha, quando trouxe a linha de trem de Taquara ao distrito de Canela, em 1924. 

Com  visão de empreendedor, João Corrêa  ultrapassou montanhas, derrubou dificuldades e resistências políticas, com o passar dos anos comprou terras no lugar que conhecera aos 19 anos, construiu sua casa, fundou uma vila, uma estação e transportou o progresso e o crescimento ao futuro município onde seus descendentes viriam a ser empreendedores e governantes até os dias de hoje.

Entre 1912 e 1913, foi edificada a casa que se tornou o embrião do Grande Hotel Canela, construído logo a seguir. Em sua casa, João Corrêa e seus familiares, desde 1916, já recebiam e hospedavam as pessoas que chegavam, exercitando a arte da hospitalidade e do bem receber que até os dias de hoje são marca registrada do Grande Hotel Canela. 

Nas décadas de 30, 40 e 50 a vida da cidade de Canela gravitava em torno do Grande Hotel e dos hóspedes veranistas que chegavam. Outro fato de importância histórica e cultural é que o Grande Hotel Canela manteve preservadas suas antigas instalações, agora transformadas em Museu e Espaço Cultural.

Atualmente, Canela é um dos principais destinos turísticos do Brasil e oferece aos visitantes 28 atrativos naturais e temáticos, seis mil leitos e movimenta mais de três milhões de visitantes ao ano, gerando uma economia que sustenta milhares de famílias que trabalham no setor direta ou indiretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário