terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Férias no Dragão 2017 - Ceará em Alta

De 6 de janeiro a 18 de fevereiro, o Centro Dragão do Mar será palco de 
atrações de música, teatro, dança, cinema e artes visuais, com o que há 
de melhor da cultura local e convidados

Os Tamboretes, espetáculo teatral da programação FOTO: Toni Benvenuti
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura inicia 2017 com uma programação cultural de qualidade, para você se divertir numa verdadeira festa de retrospectivas e de expectativas. O “Férias no Dragão – Ceará em Alta” acontece de 6 de janeiro a 18 de fevereiro, reunindo atrações de música, teatro, dança, cinema e artes visuais, com apresentações em sua maioria gratuitas, realizadas nos vários espaços do Dragão do Mar.

O “Férias no Dragão – Ceará em Alta” promete agitar a capital. Serão mais de 20 atrações de teatro e espetáculos de dança, entre elas, grandes estreias da produção cearense, muitas das quais gestadas nos Laboratórios de Pesquisa Teatral e Dança da Escola Porto Iracema das Artes. Na música, serão dezenas de shows e encontros artísticos, com 12 lançamentos de trabalhos de músicos do Ceará e duas atrações nacionais: Di Melo (19/1) e Nação Zumbi (27/1), homenageando os 20 anos do álbum “Afrociberdelia”.

Banda pernambucana "Nação Zumbi" FOTO: Tom Cabral
No dia 17 de janeiro, o Dragão abre ainda, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), duas grandes exposições. “Raimundo Cela – um mestre brasileiro” apresenta  retrospectiva da trajetória de um dos mais aclamados pintores do Estado, configurando-se como uma exposição essencial para entender a produção contemporânea cearense. O MAC-CE recebe ainda a mostra do Itaú Cultural “A Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira”, que reúne 123 obras, produzidas de 1930 a 2014, de autoria de 36 artistas, como os emblemáticos Alcir Lacerda, Gilvan Barreto, Luiz Braga e o cearense Márcio Távora.

O Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco realiza, de 12 a 25 de janeiro, a 3ª edição da Mostra Retrospectiva 2016/ Expectativa 2017, com 84 filmes, oficinas gratuitas, lançamento de livro e debates com os realizadores. As Férias no Dragão vêm temperadas também por tradicionais programas do centro cultural, como o "Brincando e Pintando no Dragão do Mar", "Fuxico no Dragão" e "Planeta Hip Hop".

TEATRO - O teatro adulto, infantil, de animação e de rua invade os palcos do Centro Dragão do Mar com espetáculos inéditos e obras que já são sucesso de público e crítica. Para quem está com saudade do querido Belchior, Ricardo Guilherme promete nos emocionar com o espetáculo “De olhos abertos lhe direi”. Destaque ainda para os espetáculos teatrais "Os Tamboretes”, "Orlando” e “Máquina Fatzer – Diga que Você Está de Acordo”.
   
Quatro Patas FOTO: Emile Castro
LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO - Outro destaque do "Férias no Dragão – Ceará em Alta" são os espetáculos cujos projetos foram gestados nos Laboratórios de Pesquisa Teatral e Dança da Escola Porto Iracema das Artes, ligada ao Instituto Dragão do Mar:  "Ibirapema, o forró que eu faltei", da Omì Cia. de Dança; estreia de “TransOhno”, do Coletivo As Travestidas; "Imaginário Criador"; da Trupe Motim de Teatro; e a estreia de "Asja Lacis, já não me escreve", do Grupo Terceiro Corpo.

DANÇA - A dança também marca presença com 12 espetáculos. O projeto recebe, por exemplo, a narrativa corporal de “Manchaaa”, com o trabalho ousado de Henrique Castro, Felipe Araújo e Thomas Sanderson, além das montagens “Vel_Cru”, do Centro Coreográfico Leandro Netto, e “Prelúdio para danças caboclas”, da Cia. Balé Baião. Reconhecida na cidade e sucesso de público, Silvia Moura apresenta seu novo trabalho, “A Dança nossa de cada dia”. Tem ainda as encenações experimentais de bailarinos e bailarinas do Bom Jardim com a montagem “A coragem se faz é no corpo”, além da força e potência de “Devoração”, do Andanças. Os grupos são oriundos de Fortaleza, Itapipoca e Paracuru.

MÚSICA - A programação está repleta de talentos cearenses com lançamentos musicais. Abrindo as Férias no Dragão, no dia 6 de janeiro, Jonnatan Doll e os Garotos Solventes lançam o disco “Crocodilo”, às 20h, no Anfiteatro. No mesmo fim de semana, haverá ainda apresentação de Andread Jó e, nos demais dias, lançamentos dos discos de Daniel Groove, Soledad, Shalon Israel, Laya e Groovytow. Para fazer balançar os corações saudosos, no dia 19 de janeiro, tem Di Melo com lançamento em Fortaleza do seu disco, o Imorrível. No dia 27/01, a Praça Verde será palco da banda pernambucana “Nação Zumbi” com o show "Afrociberdelia 20 anos", numa homenagem ao artista Chico Science. Antes, tem ainda Saulo Duarte e a Unidade, lançando o novo disco “Cine Ruptura”.

EXPOSIÇÕES - Além de abrir duas novas exposições no dia 17 de janeiro – “Raimundo Cela – Um Mestre Brasileiro” e “A Arte da Lembrança: a Saudade na Fotografia Brasileira” –, o Dragão tem ainda outras quatro exposições já em cartaz. São elas: “Miolo de Pote”, “Narrativas e Alteridade” e “Vaqueiros”, no Museu da Cultura Cearense; e “Bestiário Nordestino”, na Multigaleria. No total, são seis exposições, todas gratuitas e abertas ao público.

Manchaaa, narrativa corporal FOTO: Virgínia Pinho
CINEMA - De 12 a 25 de janeiro, será realizada a 3ª edição da Mostra Retrospectiva 2016 / Expectativa 2017, no Cinema do Dragão Fundação Joaquim Nabuco. Serão exibidos 84 filmes, alguns deles seguidos de debates com os realizadores. Entre os filmes da "Retrospectiva 2016", estão Aquarius, Elle, Eu Daniel Blake, Julieta, As Caça Fantasmas. Já a "Expectativa 2017" traz O Ornitólogo, Martirio, A Cidade onde Envelheço, O Auge do Humano e Elon não Acredita na Morte.

FUXICO NO DRAGÃO - Feirinha reúne vinte expositores de produtos criativos em design, moda e gastronomia aos sábados e domingos, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Para embalar o fim de tarde, Djs completam a programação.

BRINCANDO E PINTANDO - Com a orientação de monitores, a criançada e família se divertem na Praça Verde aos domingos, das 16 às 19h. O acesso é gratuito e, nas Férias no Dragão, o Brincando e Pintando terá uma edição especial: no dia 14 de janeiro, a partir das 9h, no Pavilhão Atlântico (Poço da Draga). Na programação, apresentações de circos e artistas populares ligados à cultura circense e ações de cidadania para os moradores.

PLANETA HIP HOP - A cultura hip hop agita as noites de sábado, às 19h, sob a cúpula do Planetário. Crews de breaking e outras danças do hip hop promovem encontros para batalhas informais, com DJ tocando ao vivo.

O Ministério da Cultura e Itaú apresentam o projeto "Férias no Dragão – Ceará em Alta", uma realização do Instituto Dragão do Mar e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), com apoio da Cagece e da Secretaria das Cidades e com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Itaú, Ministério da Cultura e do Governo Federal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Data: 6 de janeiro a 18 de fevereiro de 2017
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Entrada: gratuitas e pagas
Retirada de ingressos
As atrações gratuitas do Teatro Dragão do Mar e Anfiteatro têm retirada de ingressos disponível 2h antes do início do espetáculo, nas bilheterias do Dragão.
Vendas de ingressos
As vendas dos shows pagos se iniciaram na terça-feira (3), a partir das 14h, na bilheteria do Dragão do Mar. As bilheterias funcionam de terça a domingo, das 14h às 20h. (http://www.dragaodomar.org.br)

Um comentário: