quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Um giro pelas notícias nacionais

Como reagir à crise no Turismo

Em momentos de retração e insegurança quanto ao futuro do Brasil, 2017 ainda é uma incógnita para os profissionais do Turismo, setor que acompanha fielmente o ritmo da economia do país. Alguns especialistas dizem que o pior já passou, e que uma retomada, mesmo que tímida, já teve início. Para outros, como o presidente da Embraer, Paulo Cesar Silva, este ano será “tão desafiador como 2016”. Este é um dos temas a ser abordado no Fórum PANROTAS, que ocorrerá nos dias 12 e 14 de março, no Grand Hyatt São Paulo. O evento é uma realização da PANROTAS Editora. Mais informações:

Vinicius Lummertz, presidente da Embratur
De Embratur para Abratur
Apesar da resistência de alguns setores do Governo, como o próprio Sebrae, a proposta de transformação da Embratur numa agência deve ser concluída até o início de março. O assunto voltou a ser discutido em reunião, no último dia 13, com representantes dos ministérios do Planejamento, Turismo e Casa Civil. A ideia do presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, é criar a Agência Brasileira de Turismo (Abratur). Ele justifica que a nova agência vai permitir que se obtenham mais recursos para investir em promoção do Brasil, como também ter a participação de empresários do setor no seu conselho diretor.
Modelo da Apex
Lummertz diz que não há motivos para resistência, e que o modelo ideal seria semelhante ao da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil)), que foi criada pelo próprio Sebrae Nacional e deu certo. “Não há porque se resistir a uma ideia que já deu certo outras vezes. Os que são contra a essa mudança seguem o modelo do corporativismo e do conservadorismo e o Brasil precisa avançar”, adiantou ele.
Campanha de conscientização

O Ministério do Turismo, em conjunto com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA), lançou na terça-feira (14/02) uma campanha de conscientização contra a exploração de crianças e adolescentes durante o Carnaval. A ação prevê incentivar a denúncia de crimes contra menores, criando situações que devem causar espanto nos envolvidos, que terão as reações filmadas por câmeras escondidas.

Cruzeiros marítimos agitam Salvador

Durante os dias de Carnaval, Salvador vai receber nove mil turistas que virão em navios de cruzeiro. A estimativa é da Prefeitura de Salvador, que vai instalar postos de atendimento no porto, onde os turistas serão informados sobre as opções de roteiros e atrações culturais e gastronômicas. Com a chegada do Carnaval, o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães deve receber, além dos voos convencionais, 250 pousos extras, totalizando 1,6 mil voos nacionais e internacionais no período.  

Norwegian Sun em roteiro especial Rio/Buenos Aires
Cruzeiros no Rio de Janeiro

De 10 a 15 deste mês, o Rio de Janeiro teve intensa movimentação com a chegada de sete transatlânticos com mais de 20 mil turistas, muitos dos quais desembarcaram na cidade já para o período carnavalesco. Três das embarcações são de longo curso (cruzeiros internacionais) das companhias Norwegian, Amadea e Prinsendam, que ficaram apenas dois dias na cidade. Com a abertura da temporada de cruzeiros 2016/2017, que teve início em novembro do ano passado, a cidade receberá 93 atracações, com estimativa de visita de mais de 350 mil turistas, entre passageiros e tripulantes, que vão passar pelo terminal de passageiros do Pier Mauá até abril.

Cancelada a Aviesp 2017

A Aviesp – Expo de Negócios em Turismo teve sua edição de 2017 cancelada, em função do atual cenário econômico do Brasil. A feira ocorreria nos dias 30 e 31 de marco, em Campinas, São Paulo, com a realização simultânea de vários eventos para o trade turístico. Segundo a entidade, os esforços no ano serão focados na realização da Abav Expo 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário