sexta-feira, 24 de março de 2017

Hotel inaugura piscina flutuante em rio da Amazônia

Quem gosta de natureza tem nesta atração um motivo especial para
desbravar a floresta amazônica com todos os seus elementos
essenciais para uma viagem inesquecível

Deque e piscina flutuantes são a nova atração FOTO: Juma Amazon Lodge 
Uma piscina natural em meio à natureza da Amazônia é a mais recente novidade do Juma Amazon Lodge. Trata-se de um deque flutuante, no rio Juma, em frente ao hotel, com área para tomar sol em espreguiçadeiras, ler, beber uma caipirinha ou simplesmente admirar a paisagem. No centro, está a piscina com água do rio, que tem oito metros de comprimento por cinco metros de largura e 2,5 metros de profundidade. A piscina é feita em tela de aço galvanizado, que permite a passagem da água do rio, mas não de peixes ou jacarés.

Pontos de apoio em harmonia com a natureza FOTO: Ita Kirch
A novidade chega no início do período de cheia (entre março e agosto), quando a Amazônia ganha novas paisagens. Isso porque as chuvas de verão e o degelo natural da Cordilheira dos Andes, na costa oeste da América do Sul, fazem os rios na região amazônica subirem gradativamente mais de 15 metros ao longo deste período. O fenômeno faz com que moradores e turistas possam navegar pelas áreas inundadas no meio da selva. Neste período, cruzar a floresta em canoas de madeira permite experiências memoráveis, como ver as copas das árvores refletidas mais nitidamente no espelho d'água e poder observar os pássaros de perto.

Um espaço para ser feliz FOTO: Nelson Garrido
Cercado pela floresta, o Juma Amazon Lodge está em uma área preservada de sete mil hectares, a três horas de Manaus por barco e carro. O hotel foi especialmente criado para oferecer uma sensação autêntica da Amazônia. Seus bangalôs (voltados para a mata ou para o Rio Juma) foram construídos sobre palafitas e são cobertos com palha de babaçu.

No caminho para o hotel, a bordo de um confortável barco a motor, os viajantes podem ser recebidos por botos amazônicos, e ainda conhecer o famoso fenômeno natural do encontro das águas, o ponto onde dois grandes rios amazônicos – o Solimões, com água barrenta, e o Negro, com água escura - correm lado a lado sem se misturar por até seis quilômetros. A razão de eles não se misturarem está relacionada a diferentes temperaturas, velocidades e densidades de suas águas.

Todos os dias, os hóspedes exploram a Amazônia em canoas de madeira para observar os pássaros, como o uirapuru e o jaçanã, além de árvores de diversas espécies. Nesta época, cruzam a mata por igapós. Em outros passeios, podem visitar a casa de um ribeirinho ou conhecer a sumaúma, uma árvore de 40 metros de altura e 100 anos de existência. Entre os animais que podem ser vistos ao redor dos bangalôs estão o bicho-preguiça e macacos barrigudo, guariba e parauacu.

Quarto decorado com objetos do lugar FOTO: Juma Amazon Lodge
ALIMENTAÇÃO: As refeições no Juma Amazon são servidas em mesas coletivas, para que os hóspedes possam conhecer uns aos outros e trocar experiências. O café da manhã traz frutas tradicionais   melancia, laranja, melão e abacaxi  , e regionais, como ingá, umbu e taperebá, além de deliciosas tapiocas. O almoço tem peixe da Amazônia    pintado, pirarucu, tambaqui, entre outros.

SUSTENTABILIDADE: Além de usar a energia solar para aquecer a água e gerar luz, o Juma Amazon Lodge é muito diligente com um descarte correto para o lixo e esgoto produzido pelo hotel. Uma estação de tratamento de esgoto é usada e todo o lixo é separado e enviado para um centro de reciclagem. Leilões de caridade e projetos educacionais são realizados para a comunidade local, com doações de roupas, livros e brinquedos, e palestras sobre preservação ambiental.

COMO CHEGAR: O hotel está localizado em uma região remota e preservada a 100 km de Manaus. Pode ser alcançado em aproximadamente três horas por vans e barcos. A viagem também pode ser feita de hidroavião (30 minutos), mediante solicitação.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: Juma está localizado em uma região de águas negras, portanto, não há quase nenhum mosquito lá. O hotel está equipado com telefone. Como o espaço é limitado, os hóspedes são convidados a não trazer mais de 10 kg de bagagem por pessoa. Recomenda-se tomar vacina contra febre amarela dez dias antes de viajar. É importante levar maiôs, tênis, calças compridas, chapéu, protetor solar, repelente contra insetos, capa de chuva, lanterna e binóculos.

SAIBA MAIS:
Juma Amazon Lodge (Autazes/AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário