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Marcelo Safadi e Circe Jane Teles da Ponte FOTOS: Divulgação Cetur |
Como vai o marketing da sua
empresa? Você aceita as inovações ou persiste na mesmice adotada desde o século
XX? Para Sócrates (filósofo grego), “o
segredo da mudança é focar toda a nossa energia não em lutar com o antigo, mas
em construir o novo”. Com este pensamento, o Superintendente Executivo de
Assuntos Metropolitanos do Estado de Goiás, Marcelo Safadi, ministrou palestra em
Fortaleza, na manhã desta terça-feira (dia 28), no auditório do Sebrae/CE.
A palestra de hoje foi promovida
pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Fecomércio-CE,
dando sequência a um ciclo iniciado no ano passado, com o objetivo de trazer
palestrantes para discutir o turismo em todas as suas nuances. O evento é coordenado
pela presidente do Cetur, Circe Jane Teles da Ponte, e pelo secretário
executivo, Marcos Pompeu.
Como anfitriões, o presidente da
Fecomércio, Luís Gastão, e a presidente do Cetur, Circe Jane Teles da Ponte,
saudaram o palestrante, enquanto o secretário Marcos Pompeu definiu a
sistemática do evento, com palestra seguida de debate e resposta às perguntas.
O diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto Gurgel, deu boas-vindas ao
palestrante e ao público em geral.
O tema da palestra foi Identidade
e Marketing de Destinos Turísticos, bastante acessível a Safadi, que tem sua
base de conhecimento adquirida como secretário de turismo de Goiás e parceiro
na elaboração de projetos do Ministério do Turismo (MTur). Safadi falou da
dificuldade que as pessoas têm de mudar, da ausência de políticas públicas no
Brasil e disse que as ações precisam de pesquisa, planejamento e execução.
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Marcelo Safadi e Marcos Pompeu FOTO: Edgony Bezerra |
Em outro momento, o palestrante
criticou elementos que ele considera superados, como folder, DVD, diretório de
hotéis e outros bastante usados no mercado e sem retorno para o estabelecimento. Sem querer ser
dono da verdade, ele disse que a verdade não existe e que veio apenas trazer
inquietação diante do desafio de inovar em um setor cheio de tradição e
verdades históricas. A identidade do destino precisa ser reforçada com os
sentimentos: estar, comer, olhar, usar, ouvir, dançar, saborear, curtir, nadar
e surfar.
Descontraído e familiarizado com
o ambiente, Safadi jogou o apelo “venha ser feliz no Ceará” e disse que “o
desafio é o AMOR” – Articulação, Movimento Orientado e Resultados.
Safadi fez críticas aos governos pela falta de continuidade das ações e
defendeu a mistura do velho e o novo para obter resultados.
Na cidade de Pirenópolis, em
Goiás, Marcelo Safadi é dono da Divina Pousada, empreendimento pequeno que muda
conceitos: o café da manhã tem apenas 13 itens, para evitar desperdício, e é
servido até às 18 horas, para permitir que o hóspede tenha liberdade de dormir.
São apenas 11 apartamentos com roupas de cama especiais e banheiros amplos, com
cores e espelhos para agradar às mulheres. Seus colaboradores são
especializados em gastronomia e fazem várias atividades na pousada, com o
propósito de servir bem.
DEBATES
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Marcos Pompeu (em pé) Alci Porto Gurgel, Anya Ribeiro, Circe Jane e Régis Medeiros |
A mesa de debates foi formada por
Alci Porto Gurgel, Anya Ribeiro (primeira secretária de Turismo do Ceará),
Circe Jane e Régis Medeiros (presidente do Fortaleza Convention & Visitors
Bureau. Alci mencionou as atividades do Sebrae na organização de cinco rotas
turísticas e da importância de lavar o turista a ter uma vivência com as
comunidades visitadas.
No seu projeto mais antigo, a
Rota das Emoções, que abrange três Estados – Ceará, Piauí e Maranhão -, Alci
disse que são muitas as dificuldades impostas pelo Instituto Nacional de
Transporte Turístico (INTT), que proíbe o tráfego de vans de um Estado para o
outro. Os turistas precisam trocar de veículos a cada mudança de Estado, o que
torna o passeio desagradável e incompreensível para os visitantes estrangeiros.
Anya Ribeiro destacou a
diversidade das pessoas pelo que elas fazem e a importância de levar os visitantes
às comunidades periféricas para uma integração. Outro ponto destacado por ela
foi o Cariri, um potencial de grande riqueza cultural. Anya lembrou a falta de
continuidade das ações e disse que “os bastões não são passados”. Sua sugestão
é que o Ceará tenha um marketing unificado, o que nem sempre acontece.
Circe Jane mencionou o trabalho
da Fecomércio e disse que há necessidade de dados para atuar no mercado.
Sugeriu a integração de todos os órgãos e disse que falta ao governo abrir os
olhos para outros valores potenciais como sítios arqueológicos e locais de voo livre
(Quixadá) em complemento ao apelo de sol e praia.
Régis Medeiros falou da
descontinuidade das ações, da maneira diferente de pensar de cada um e dos
cargos políticos que povoam a gestão do turismo. Mencionou o trabalho da
Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE), que faz várias
ações de promoção do destino sem parceria do governo, desde o ano 2000. Sobre o
trabalho do Convention Bureau, cujos resultados beneficiam a vários setores,
não há participação financeira nas ações promocionais.
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