quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Pacoti e Fortaleza recebem o VI Festival Internacional de Folclore do Ceará 2017

Grupo de Dança Tablado (Fortaleza)
Começa amanhã (16) e prossegue até o dia 19 a sexta edição do Festival Internacional de Folclore do Ceará. Este ano, o evento amplia suas ações e realiza a maior parte de suas atividades em Pacoti, ocupando praças, pátios e escolas da cidade serrana. O encerramento (dia 19/11) será no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

Grupo Mira Ira (Fortaleza)
Com ampla programação, o Festival terá apresentações musicais, dança folclórica, comercialização de artesanato, literatura de cordel, gastronomia regional, além de ações formativas com atividades como aulas-show, vivências e exposições, valorizando a cultura popular e fortalecendo o Ceará como cena internacional da dança, arte e cultura. Toda a programação será gratuita.

“Escolhemos Pacoti para esta descentralização nas atividades do Festival por ser uma cidade que já tem uma tradição na realização de feiras culturais e mostras juninas, onde o trade turístico se desenvolve e cresce a cada dia, além de ter uma população de moradores e visitantes ávida por cultura, lazer e entretenimento de qualidade”, explica Sheila Fernandes, coordenadora do Festival.

Centro de Tradições Gaúchas Facundes dos Reis (Rio Grande do Sul)
O VI Festival Internacional de Folclore do Ceará pretende reunir cerca de 500 artistas de Grupos de Projeção Folclórica de abrangências local e nacional, Grupos de Etnia e Grupos Internacionais. A expectativa é atingir um público de 10 mil pessoas durante os quatro dias do evento, nos diversos espaços ocupados.


Os grupos internacionais que vão participar do festival são: Paraguay Ete, do Paraguai e Raíces de Mi Chile, do Chile. De outros Estados brasileiros: o Elenco Adulto do C.T.G – Centro de Tradições Gaúchas Facundes dos Reis, de Passo Fundo (RS), o Grupo Folclórico Beneficente Bumba-Meu-Boi de Axixá, de São Luíz (MA), Grupo Apolo de Danças Gregas (SP). Do Ceará, participam a Cia. de Dança Estrelas da Rua, o Grupo de Dança Tablado, o Grupo de Tradições Cearenses, o Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, o Grupo Mira Ira – IFCE e a Txai Cia. de Danças Populares, todos de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário