sábado, 17 de março de 2018

Veja quem são os palestrantes do Fórum Gramado de Estudos Turísticos


Gramado se firma como destino turístico e ganha mais visibilidade com a realização de eventos. Esta é uma estratégia das cidades que apostam no turismo como atividade econômica sustentável. O próximo evento é o Fórum Gramado de Estudos Turísticos, que vai oferecer palestras e debates de turismólogos, economistas, empresários, filósofos, estudiosos e grandes pensadores. O Fórum acontece entre os dias 12 e 14 de abril de 2018 e já está com as inscrições abertas pelo site www.forumgramado.com.br

Guilherme Paulus
As palestras promovem uma reunião de grandes especialistas que, com conhecimentos complementares, proporcionarão uma discussão ampla sobre o futuro do turismo. A programação completa com os horários está disponível no site e tem como destaque, entre outras:

O presidente do Conselho de Administração da CVC e presidente do Grupo GJP Hotels & Resorts, Guilherme Paulus, é o coordenador dos trabalhos do Eixo “Atrativos”.

Nuno Sousa Pinto
Nuno Sousa Pinto, vice-presidente de operações do Rock In Rio USA, usará sua experiência para falar do backstage e da logística para os grandes eventos internacionais na palestra “A Relação Público Privada em Grandes Eventos”.

O diretor de Cassinos do Uruguay, Javier Cha, falará sobre a relação entre a permissão para os jogos e as consequências para o destino turístico em “Liberação dos Jogos e seu Impacto na Sociedade Civil”.

O ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, abordará o controle das relações entre os poderes públicos e a iniciativa privada – o modelo de governança adotado com sucesso a partir da realidade brasileira ao implantar um ministério para o setor – no painel “Governança no Turismo uma Necessidade Urgente”.

Márcio Favilla
O diretor da Organização Mundial do Turismo, Márcio Favilla, falará sobre os aspectos práticos de um código internacional para a proteção do turista em viagem e como o mundo tem esse comprometimento na palestra intitulada “O Turista Como Consumidor Hipossuficiente: Uma Visão Global”.

A diretora do Grupo Sinos, Andrea Schneider, aborda o poder da mídia e o ingresso dos aplicativos, como distinguir, filtrar e regularizar o setor no painel “Informação, Efeitos e Consequências Jurídicas no Turismo”.

O presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR) Nacional, Elzário Pereira da Silva Junior, abordará a “A Questão Jurídica da Construção da Profissão de Turismólogo”.

A professora da Universidade do Algarve, de Portugal, Claudia Nunes Henriques, apresentará o case “Portugal o melhor destino turístico do mundo - a importância do planejamento e gestão sustentáveis”.

O presidente do SindTur Serra Gaúcha, Fernando Boscardin, coordenará os trabalhos do eixo “Inovação e Sustentabilidade”.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, fará uma abordagem sobre o processo de algumas cidades que viram a oportunidade de pautar seu crescimento sobre vertentes da sustentabilidade, dinamismo e criatividade no painel “Cidades Inteligentes e Turismo Contemporâneo, como conciliar?”

O arquiteto argentino e professor urbanista, Rubén Pesci, apresentará uma visão crítica sobre o contexto urbano em suas vertentes de mobilidade, preservação e sustentabilidade em prol de uma cidade harmônica e atrativa para os cidadãos e visitantes, intitulada “A Importância da Preservação da Identidade Cultural, Ambiental e Arquitetônica na Criação e Manutenção de um Destino”.

O Secretário de Estado da CulturaTurismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Victor Hugo, apresentará o painel “Contribuição da Cultura para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável no Rio Grande do Sul”.

A gerente Adjunta do Sebrae Nacional, Graziele Vilela, apresentará o case “Destinos Turísticos Inteligentes –Inovação para Atendimento ao Novo Perfil do Turista”.

Pedro Henrique Pertolucci
Cabe ressaltar também na programação a palestra magna “O Turismo como Ciência a Serviço do Desenvolvimento do País”, a cargo da secretária Nacional de Qualificação e Promoção no Turismo, Aparecida Maria Borges de Bezerra, e o case “Gramado/RS: O Segredo do Nosso Sucesso”, apresentado pelo ex-prefeito da cidade, Pedro Henrique Bertolucci.

O Fórum Gramado de Estudos Turísticos é uma realização do SindTur Serra Gaúcha e conta com o apoio da Prefeitura de Gramado e da Câmara de Vereadores de Gramado. O evento é direcionado aos players do turismo nacional, aos dirigentes de destinos turísticos, aos legisladores, ou seja, aos que possuem ferramentas para a implantação de diretrizes em suas comunidades. Além de contar com a coordenação de importantes lideranças empresariais e políticas de Gramado, o Fórum Gramado de Estudos Turísticos contará com organização de Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, responsável pelo Festival do Turismo de Gramado, que acontece com sucesso há quase três décadas.

Vale lembrar ainda que os estudantes de turismo também são foco do evento, que se propõe a debater temas acadêmicos e suas execuções práticas. Dessa forma, para garantir a excelência acadêmica, o Fórum conta com o suporte da Universidade de Caxias do Sul (UCS), por meio do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hospitalidade, ratificando a importância da UCS na investigação científica em turismo no Brasil.

Mais informações, programação completa e inscrições:  www.forumgramado.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário