segunda-feira, 14 de maio de 2018

Fecomércio-CE debate as perspectivas dos cruzeiros no Brasil e no mundo

Marco Ferraz é presidente da CLIA BRASIL

Entre 2016 e 2017, a temporada de cruzeiros no Brasil gerou um aporte de R$ 1,6 bilhão na economia do Brasil. O valor é significativo, mas comparado à movimentação de cruzeiros em outras regiões do mundo, os números do Brasil ainda são muito reduzidos, sugerindo uma oportuna margem de crescimento para o setor. O assunto vai ser debatido amanhã (15 de maio), às 9 horas, no Ciclo de Palestras, realizado pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Fecomércio-CE.

Com o tema "Cruzeiros Marítimos: Perspectivas no Brasil e no Mundo”, o evento promete colocar em debate a atual conjuntura dos cruzeiros no Brasil e como esse setor pode evoluir, tendo como comparação a realidade em outros países.  Para debater o tema, o Cetur convidou o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Marco Ferraz. Com mais de 30 anos de experiência no setor turístico, Marco Ferraz é, desde dezembro de 2014, presidente da CLIA BRASIL - Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos.

Segundo a presidente do Cetur, Circe Jane Teles, os cruzeiros no Brasil apresentam um crescimento ainda tímido que precisa ser revertido. O objetivo, pontua, é incrementar o setor, que é uma importante vertente do Turismo no País. Para isso, explica Circe Jane, é necessário adequar bem o litoral brasileiro e portos das cidades, para que estejam bem preparados para receber transatlânticos do porte dos cruzeiros.

No caso de Fortaleza, a presidente do Cetur afirma que a Capital cearense ainda está se preparando para receber com excelência esses transportes marítimos. Além de infraestrutura portuária, destaca, é necessário um bom apoio receptivo no terminal de passageiro, com mão de obra qualificada desde os guias de turismo, taxistas e informantes turísticos. “Ou seja, uma logística bem  feita e otimizada para esse calendário (dos cruzeiros) que costuma ser de outubro a março”, defende.

Sobre o Ciclo de Palestras, Circe Jane afirma que o Cetur procura sempre trazer para o debate personalidades que estejam à frente de setores estratégicos do Turismo, e que sejam inovadores para o mercado local. “Com isso, buscamos desenvolver o segmento, assim também como os empresários do ramo, para que a gente enxergue novos nichos e nos prepare para ofertar um turismo de qualidade”, finaliza.

O evento é voltado, principalmente, para instituições ligadas ao Turismo, eventos e hotelaria, além de alunos desses segmentos. O Ciclo de Palestras acontece a partir das 9h, no Auditório João Félix de Magela Filho, na sede do sistema Fecomércio-CE, Rua Pereira Filgueiras, 1070. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site da Fecomércio: www.fecomercio-ce.org.br.

MAIS INFORMAÇÕES:
Ciclo de Palestras - Cruzeiros Marítimos: Perspectivas no Brasil e no Mundo
Data: 15/05
Hora: 9h
Local: Sede do sistema Fecomércio-CE, Rua Pereira Filgueiras, 1070 


Nenhum comentário:

Postar um comentário