quarta-feira, 20 de junho de 2018

Airbnb firma acordo para promover o turismo em Santa Catarina

O assunto é polêmico, contraria os dirigentes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), mas continua desafiando o setor hoteleiro
  
O Airbnb firmou ontem (dia 19), uma parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Cultura de Santa Catarina para fortalecer o turismo responsável no estado e apoiar o desenvolvimento econômico das cidades que apresentam vocação para locação por temporada, além do eixo turístico tradicional. No ano passado, a capital catarinense registrou aumento de 133% no número de chegadas de hóspedes em relação a 2016 e acima da média nacional (110%).

Pelo acordo, o Airbnb compartilhará estatísticas sobre a utilização da plataforma no  Estado, com o objetivo de apoiar o planejamento de estratégias e políticas públicas voltadas, a médio e longo prazo, para o desenvolvimento saudável do setor. Serão promovidos, ainda, encontros gratuitos e abertos à população em cidades do estado para esclarecer dúvidas sobre como cadastrar um quarto ou casa na plataforma e o funcionamento do Airbnb.

No ano passado, a renda extra do anfitrião típico em Florianópolis foi de R$ 7.600. Estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apontou que, em 2016, a atividade do Airbnb na cidade foi responsável por R$ 94 milhões no PIB do município, o equivalente a 3,6 mil novos empregos na cidade.

Durante a fase de planejamento destas ações, o Airbnb manterá uma equipe baseada em Florianópolis. “Estamos felizes por compartilhar nossa experiência com o governo e oferecer apoio para ações que ajudem a fomentar o turismo sustentável no estado e estimular viagens para locais menos conhecidos, além da possibilidade de garantir uma renda extra para as pessoas”, destacou a gerente de relações institucionais do Airbnb no Brasil, Flávia Matos.

SOBRE O AIRBNB

Fundado em 2008, o Airbnb é uma comunidade global de viagem que oferece viagens mágicas do princípio ao fim, incluindo onde se hospedar, o que fazer e as pessoas que vai conhecer. O Airbnb usa a tecnologia para empoderar economicamente milhões de pessoas ao redor do mundo para que possam garantir renda extra por meio de seus espaços, paixões e talentos e se convertam em empreendedores de hospitalidade.

No Brasil, o Airbnb já reúne mais de 167 mil anúncios e foi responsável pela hospedagem de mais de dois milhões de pessoas em 2017, com mais de 117 mil anfitriões em todo o país. Pesquisa da Fipe, feita em 2016, mostra que os viajantes que optaram pelo Airbnb gastaram, em média, três vezes mais que aqueles que se hospedaram em hotéis e impulsionaram o comércio local, já que circulam e gastam em bairros diferentes.

PROTESTO DA ABIH

A ABIH Nacional discorda deste acordo, que causa danos à indústria formal da hospitalidade. A entidade nacional, em consenso com suas 27 representações estaduais, apóia a ABIH-SC em qualquer ação constituída em defesa do setor hoteleiro, referente à comercialização de unidades habitacionais por plataformas sem o devido pagamento dos serviços prestados.

O presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, vem lutando constantemente pela regulamentação destes produtos, que fazem concorrência desleal com a hotelaria. Linhares destaca que a questão tributária é crucial nesse debate. “Essa parceria é uma falta de respeito com os meios de hospedagem catarinenses, que pagam impostos e geram empregos formais. Estamos diante de uma questão clara: as empresas nacionais, oneradas com uma carga tributária de quase 40%, são obrigadas a concorrer com organizações que praticamente têm 100% de isenção fiscal no Brasil”, critica Linhares, que luta por uma regulamentação urgente.


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