Brasileiros e chineses em negociação durante evento Brasil e Argentina realizado na China |
Estruturar roteiros customizados para
ampliar a presença do turista chinês, maior emissor de viajantes do mundo, no
Brasil. Esse é o objetivo de uma parceria inédita firmada na última semana
entre o governo brasileiro e a China Travel Service (CTS), maior operadora de
turismo do país. Por ano, a empresa é responsável pelo envio de 50 milhões de
viajantes para os mais variados destinos.
Participaram da reunião com o CEO da
companhia, Arthur Xue, e com o diretor de negócios, Dun Jidong, o secretário
nacional de Estruturação do Turismo do Brasil, José Antônio Parente; o
secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla; o secretário de
Turismo do Ceará, Arialdo de Mello Pinho; e Bob Wei, diretor-geral da Chinarte
Cultura Media.
A primeira ação desta parceria está
prevista para setembro, durante o Festival da Lua Cheia, em Foz do Iguaçu,
segunda maior colônia chinesa do país. O evento, realizado pela prefeitura
municipal, em parceria com a Embaixada da China no Brasil, deverá ser incluído
em definitivo na programação cultural da cidade e promete atrair os viajantes
chineses interessados em ecoturismo e turismo de natureza.
“É o primeiro acordo que o Brasil faz
para atrair esse mercado prioritário que é a China. São 135 milhões de turistas
em potencial que gastaram, no ano passado, US$ 250 bilhões. Temos um enorme
campo para avançar entre esses viajantes e estamos implementando uma série de
medidas como a ampliação de três para 12 visa centers em funcionamento na
China, possibilitando que cada vez mais chineses conheçam o Brasil”, explicou
José Antônio Parente.
Durante o encontro ficou acertado que
uma delegação da CTS visitará o Brasil ainda este ano para avaliar a
infraestrutura existente como hotelaria e gastronomia, bem como conhecer os
destinos que poderão integrar roteiros voltados para o visitante chinês. “A
abertura econômica da China contribuiu muito para o aumento da atividade
turística, e o Brasil é um mercado com grande potencial”, comentou Arthur Xue,
CEO da companhia.
Além do turismo de natureza, os
representantes da empresa chinesa falaram sobre o interesse crescente do
turista chinês por maratonas, o que pode ser outro diferencial para atração de
viajantes, uma vez que o Brasil organiza eventos mundialmente conhecidos como a
Maratona do Rio de Janeiro.
ACESSO
O Ministério do Turismo vem
trabalhando para firmar roteiros integrados junto a outros países da América do
Sul para fazer com que a experiência do visitante chinês seja a mais completa
possível. Um exemplo disso é o trabalho que vem sendo realizado conjuntamente
com a Argentina para a promoção das Cataratas do Iguaçu.
A pasta também tem promovido uma
série de medidas para facilitar cada vez mais o acesso do turista chinês ao
Brasil. Entre elas está a ampliação de três meses para cinco anos o tempo de
duração dos vistos de turistas com múltiplas entradas e estada de até 90 dias,
bem como a ampliação dos visa centers em funcionamento no país, passando dos
atuais três para 12 até o fim deste ano.
Fonte: Agência de Notícias do Turismo
Fonte: Agência de Notícias do Turismo
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