quarta-feira, 13 de junho de 2018

Nossa homenagem a Santo Antônio, o santo casamenteiro

 
O nome pode variar: Santo Antônio de Lisboa e Santo Antônio de Pádua. O que não muda é a crença das pessoas no santo casamenteiro, que fez muitos milagres e gerou muitas lendas. Seu dia é festejado hoje, 13 de junho, feriado em Lisboa

Batizado de Fernando Bulhões, Santo Antônio nasceu em Lisboa no dia 15 de agosto, entre os anos de 1191 e 1195. Ainda em vida tornou-se muito popular em Portugal e Itália, onde morreu em Pádua, em 1232. Foi canonizado um ano após sua morte, em reconhecimento ao seu trabalho com os pobres. Foi uma das canonizações mais rápidas da história.
Inicialmente, Santo Antônio foi um frade agostiniano, tendo mais tarde entrado na ordem Franciscana (1220). Foi muito conhecido pela sua vida despojada de riquezas, apesar de ter nascido de uma família abastada. Contemporâneo e amigo de São Francisco de Assis, Santo Antônio é um dos santos mais populares da igreja católica, e a sua imagem encontra-se em várias igrejas portuguesas, italianas, brasileiras e no sul da França.

Pela sua popularidade, Santo Antônio tornou-se padroeiro de Lisboa, desbancando São Vicente, ainda preservado por alguns lisboetas. Além de Lisboa, o santo é padroeiro da várias capitais e cidades brasileiras. Ele é adorado por ser casamenteiro e proteger os amputados, os animais, os idosos, os pobres, os oprimidos, as grávidas, os viajantes e os marinheiros e pescadores. Sua tradição de ajuda aos pobres é preservada nas igrejas, com a distribuição de pães.

Apesar de não ter, em seus sermões, nada específico sobre casamentos, Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, por ajudar as mulheres a encontrar um marido. Esta tradição surgiu porque o santo ajudava as moças humildes a conseguir um dote e um enxoval para o casamento. A crendice popular leva as mulheres solteiras a orarem, principalmente no dia 13 de junho, para Santo Antônio trazer o amor de suas vidas.

BARBALHA
Socorro Luna coordena  grupo das Solteiras de Barbalha
A tradição do santo casamenteiro se fortalece a cada ano com a grande festa de Santo Antônio, na cidade de Barbalha, região do Cariri, sul do Ceará. O santo é padroeiro da cidade e festejado durante nove dias, e tem como ponto alto o pau da bandeira, galho de árvore de grandes proporções e gerador de muitas crendices. A festa termina hoje (13 de junho) e reúne mais de 300 mil pessoas no período.

Na região, o santo é forte como casamenteiro e são muitos os depoimentos de pessoas que conseguiram a “graça”. As solteiras se reúnem em grupos e têm como coordenadora das Solteiras de Barbalha a nativa Socorro Luna. Solteirona, Socorro diz que vale tudo por um marido e que precisa ter fé e sintonia com o santo. Entre as simpatias, as mais fortes são tomar o chá da casca do pau e pegar no pau... da bandeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário