O visto eletrônico impulsionou a
visitação de norte-americanos em Foz do Iguaçu. A medida, que entrou em vigor
em janeiro, já refletiu em 31,75% no aumento de turistas dos Estados Unidos no
Parque Nacional do Iguaçu no primeiro semestre de 2018
Intensa movimentação nas Cataratas do Iguaçu FOTO: Christian Rizzi |
Nos seis primeiros meses do ano
passado, 11.961 americanos visitaram o Parque Nacional do Iguaçu (PNI), onde
estão localizadas as Cataratas do Iguaçu. Já de janeiro a junho deste ano,
15.763 estiveram nas Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas Mundiais da
Natureza.
O movimento deste semestre,
impulsionado pelo visto, já representa 67,3% do total de visitantes dos Estados
Unidos em todo ano passado. Em 2017, 23.432 turistas americanos passaram pelo
destino.
“São números expressivos que mostram
uma resposta muito positiva ao visto eletrônico por parte do mercado
norte-americano. Agora é arregaçar as mangas, firmar boas parcerias com
agências de viagens, e investir em campanhas de divulgação e promoção para
atrair mais turistas ao Brasil e a Foz do Iguaçu”, afirma o secretário de
Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.
Os Estados Unidos estão em segundo
lugar no ranking de turistas que visitam o Brasil, ficando atrás apenas da
Argentina. O país mantém a sexta posição no ranking de nacionalidades, de
acordo com dados do PNI.
A visita ao Parque Nacional do Iguaçu
é considerada tendência mundial para o ano de 2018, conforme relatórios das
maiores plataformas de viajantes do mundo na internet, entre elas o
TripAdvisor, Expedia e Skyscanner.
VISTO ELETRÔNICO
O visto brasileiro pode ser adquirido
por alguns turistas estrangeiros de forma eletrônica, o processo dura em média
72 horas, antes levava até seis meses. A medida faz parte do Brasil Turismo, do
Ministério do Turismo. Desde novembro de 2017, cidadãos da
Austrália tem acesso ao programa e a partir de janeiro deste ano, Canadá,
Estados Unidos e Japão também podem pedir o visto eletrônico.
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