quinta-feira, 19 de julho de 2018

Ministro do Turismo abrirá o FESTURIS - Feira Internacional de Turismo



O ministro do Turismo do Brasil, Vinícius Lummertz, confirmou ontem, dia 18, sua participação na solenidade de abertura 
da 30ª edição do FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo, no Palácio dos Festivais, no dia 8 de novembro. 
Ele também deve participar de Feira de Negócios do evento, no Serra Park, no dia 9 de novembro, à tarde.


Lummertz recebeu o convite oficial das mãos dos CEOs do evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, em Brasília. A Feira Internacional de Turismo é uma das plataformas de geração de negócios e promoção do turismo mais reconhecidas e respeitadas da América do Sul. Anualmente, recebe mais de 10 mil profissionais de turismo de todo o mundo e na 30ª edição deve ter em exposição mais de 2 mil marcas e destinos de todo o planeta. Na última edição, em 2017, foram 180 milhões de reais em geração de negócios, segundo pesquisa da Universidade de Caxias do Sul.

“O ministro Lummertz é um profundo conhecedor do trade e de suas necessidades. Por isso estamos muito felizes com sua participação na 30ª edição do FESTURIS. Suas ações são focadas no desenvolvimento e crescimento do setor desde sempre e este direcionamento é o mesmo que o FESTURIS promove há 30 anos”, destaca Marta Rossi.

“Receber o ministro Lummertz em Gramado, para o evento, é importante para nós e também para todos os profissionais do setor que estarão conosco. Além disso, a confirmação da renovação de parceria entre o evento e o Ministério do Turismo, que assina a 30ª edição com muitas ações segmentadas e focadas, será um marco para o setor”, analisa Eduardo Zorzanello.

ENTREVISTA VINÍCIUS LUMMERTZ

Em entrevista ao FESTURIS, Vinicius Lummertz falou sobre suas ações, preocupações e também ideias que precisam ser colocadas em prática no Brasil. Ele assumiu o cargo em abril deste ano. Segundo o ministro, são necessárias ações para o turismo se desenvolver em todo o país e não apenas em alguns locais e nichos específicos.

Qual a maior preocupação com relação à falta de crescimento do turismo no Brasil?
A integração entre o governo e o trade turístico é vital para nós mudarmos o ambiente de negócios, que é o principal problema do turismo no Brasil. Alguns problemas como burocracia e insegurança jurídica dificultam a chegada de investimentos no setor. Existe muito interesse de investidores do mundo todo em investir bilhões no Brasil, mas o ambiente de negócios é incompatível com o potencial de negócios do turismo brasileiro, potencial este que é o maior do planeta. Então nós temos que nos concentrar nestas mudanças. Todas as outras coisas são importantes, mas, o mais importante é dar vez para a iniciativa privada nacional e internacional para que possa atuar e desenvolver o nosso turismo. É importante integrar a nossa economia à economia internacional.

É possível medir a real participação do Brasil no turismo internacional?
O Brasil tem uma participação no turismo internacional de 0,73% e temos que ampliar isso trazendo não só benefícios ao turismo, mas também ao país, para que seja mais internacional e contemporâneo. Vemos o turismo crescendo e se desenvolvendo em todos os cantos do mundo e nós no Brasil continuamos numa certa apatia em relação a isso tudo. Precisamos trazer o mundo para investir aqui no Brasil porque existe capital e interesse, mas não existe a segurança jurídica necessária para tornar este investimento uma realidade.

Gramado serve como referência neste quesito para o restante do país?
Gramado é um dos exemplos mais bem sucedidos do desenvolvimento de uma cultura turística que deve servir de modelo para todo o Brasil. Gramado tem muitos méritos, entre eles a inventividade e criatividade. Mas a grande demonstração é a mobilização, que mostra como uma cidade pequena mobiliza toda a indústria e, com 35 mil habitantes, consegue receber mais de 6 milhões de visitantes ao ano.

A internacionalização e a modernização do turismo através de ações focadas na Segurança Jurídica é possível a curto prazo?
Eu entendo que o Brasil precisa de mudanças. Existe no Brasil uma concepção equivocada de que nós podemos ter no país um alto padrão de vida e consumo de bens e serviços de primeiro mundo. Mas nós produzimos apenas 20% do que produz o americano e o europeu, por exemplo. Então, como o brasileiro pode viver a mesma realidade com menor produtividade? É preciso ações que permitam ao brasileiro ser mais produtivo e dois caminhos que aponto são o Business e o Turismo, nichos em que temos destaque global. Com isso teríamos um país a caminho do desenvolvimento, com taxas de crescimento sustentáveis. No Brasil, precisamos mudar o ambiente de negócios e facilitar o aporte do capital estrangeiro.

MAIS INFORMAÇÕES:
FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo – Gramado/RS
De 8 a 11 de novembro de 2018
Inscrições e informações: www.festurisgramado.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário