Pesquisa revela o perfil, hábitos e percepção
do visitante internacional. O estudo foi realizado ao longo de 2018 com mais de
39 mil estrangeiros
Ministro Marcelo Álvaro Antônio FOTO: Divulgação |
O Ministério do Turismo anunciou, terça-feira
(11), os resultados da Demanda Turística Internacional, pesquisa sobre o
perfil, hábitos e percepção dos viajantes estrangeiros que visitaram o país em
2018. O estudo, realizado ao longo de 2018 com 39 mil turistas de outras
nacionalidades, revelou que a experiência turística brasileira superou ou
atendeu plenamente a expectativa de 87,7% dos entrevistados e 95,4% pretendem
voltar ao país.
O Brasil registrou 6.621.376 chegadas
internacionais, um crescimento de 0,5% em relação a 2017 (6.588.770). O número
de turistas vindos das quatro nacionalidades beneficiadas com o visto
eletrônico – Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão – cresceu 15,73%. Os
canadenses foram os que mais aproveitaram a iniciativa, com um salto de 45,3%,
seguidos dos australianos (24,7%), norte-americanos (13,3%) e japoneses (5,5%).
A partir da próxima segunda-feira (17), cidadãos desses quatro países estão
isentos de visto para entrar no Brasil.
“Os resultados deste projeto piloto, iniciado
há um ano, mostram que estamos no caminho certo para alavancar o turismo
brasileiro e posicioná-lo entre os grandes destinos internacionais. Temos a
expectativa de que, com a isenção de visto para esses quatro países, os
próximos resultados sejam ainda mais expressivos. A economia brasileira tem
muito a ganhar com medidas como esta”, comemorou o ministro do Turismo, Marcelo
Álvaro Antônio.
No ranking geral de principais emissores para o
Brasil estão a vizinha Argentina (2.498.483), EUA (538.532) e Chile (387.470).
As viagens a lazer representaram mais da metade da motivação dos turistas que
vieram ao país - 58,8% -, seguidas de viagens a negócios, eventos e convenções
(13,5%) e por outras motivações (27,7%), como visitas a amigos e familiares,
estudos e saúde.
Entre os destinos mais procurados a lazer, o
Rio de Janeiro continua na liderança, na frente de Florianópolis e Foz do
Iguaçu. Em se tratando de negócios, São Paulo também manteve a primeira
posição. Rio de Janeiro e Curitiba ocupam respectivamente o segundo e terceiro
lugares.
Sobre os modais de transporte, o segmento aéreo
segue sendo a forma mais utilizada por quem desembarca no Brasil: 4.328.074
passageiros, o que representa um crescimento de 3,35% em comparação a 2017.
Destaque para o aumento de 102% na entrada destes turistas pelo modal marítimo,
chegando a 105.593. “O crescimento da chegada de turistas no segmento marítimo
já é uma resposta às ações que vêm sendo trabalhadas para incentivar o setor,
com a abertura de novas rotas e aumento de leitos e navios em nossa costa”,
comentou o ministro.
Apesar de ter sido a forma escolhida por 2.088.506 estrangeiros que desembarcaram no Brasil, as entradas por meio terrestre em 2018 diminuiram 7,2% em relação a 2017.
Apesar de ter sido a forma escolhida por 2.088.506 estrangeiros que desembarcaram no Brasil, as entradas por meio terrestre em 2018 diminuiram 7,2% em relação a 2017.
AVALIAÇÃO
A hospitalidade brasileira
foi o item mais bem avaliado pelos turistas estrangeiros, com aprovação de
97,9% dos viajantes. Logo após, vieram alojamentos (96,7%), gastronomia
(95,9%), e restaurantes (95,8%).
Os turistas europeus são os que permanecem por
maior período no país (23,6 pernoites), seguidos pela média de tempo de estadia
dos visitantes da Ásia, Oceania e América Central (22,7 pernoites).
Além disso, pelo quinto ano
consecutivo, a internet (55,7%) se torna ainda mais relevante como principal
fonte de informação dos turistas que vêm ao Brasil. Transporte internacional,
hospedagem e pacotes turísticos são os serviços mais comprados na web pelos
viajantes estrangeiros.
O levantamento mostrou também que
três em cada 10 entrevistados visitaram o Brasil pela primeira vez em 2018. O
estudo foi encomendado pelo Ministério do Turismo e realizado pela Fundação
Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).
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