Levantamento realizado pelo Ministério do Turismo também apontou
alta em serviços ofertados e faturamento
Uma pesquisa realizada em outubro
de 2019 pelo Ministério do Turismo com 727 empresas do setor de hospedagem
apontou otimismo para os próximos seis meses no setor de acomodações de todo o
Brasil. Segundo o boletim, 43,6% dos entrevistados projetam crescimento na
demanda pelos serviços ofertados; 46,4% preveem aumento no faturamento da
empresa; e 31,6% esperam estabilidade até março de 2020.
Na mesma prospecção, 57,5% dos
empresários confirmaram a pretensão de manter o número de funcionários e 25,7%
esperam abrir novas vagas de trabalho. Os percentuais, de um modo geral,
significam menos desemprego, mais faturamento e estabilidade nos
estabelecimentos de hospedagem do Brasil.
A perspectiva é positiva também
quanto ao investimento para os próximos seis meses: quase metade do mercado de
hospedagem brasileiro (49,9%) pretende aplicar recursos em seus
empreendimentos. Outro número positivo mostra que 16,1% dos empresários
responderam que “definitivamente” vão aumentar o investimento em seus
estabelecimentos. No total, incluindo aqueles que “provavelmente” vão investir
(49,9%), 66% do setor de hospedagem se mostrou favorável a novos aportes em
2020.
DESEMPENHO
O estudo do Ministério do
Turismo também apontou números positivos em relação a empregabilidade, demanda por
serviços ofertados e faturamento da empresa quando comparados ao mesmo período
de 2018. No 3º trimestre deste ano, quase 60% dos empreendedores do setor
informaram que houve estabilidade no número de funcionários no setor de
hospedagem. Quanto à demanda de serviços ofertados, 36,4% afirmaram que houve
estabilidade e 35,8% apontaram aumento no 3º trimestre de 2019. Dos 727
empreendedores do setor de hospedagem que participaram da pesquisa, 34%
identificaram aumento no faturamento da empresa.
PESQUISA
A Sondagem Empresarial do
Setor Hoteleiro no Brasil é realizada pela Subsecretaria de Inovação e Gestão
de Conhecimento do Ministério do Turismo. São consultados empreendimentos de
hospedagem de todos os portes, dentre os quais hotéis, pousadas, resorts e acampamentos
turísticos. O objetivo é apurar as perspectivas dos empresários quanto ao
desempenho de seus estabelecimentos e dos destinos onde estão inseridos.
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