POR JUREMA J SILVA · 07/11/2020
O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, anunciou no Festuris Gramado que a solução para captação de turistas internacionais depende de recursos. Com sua nova formatação, a empresa oficial de turismo conta com apenas R$ 300 milhões para “vender” os atrativos do Brasil no Exterior pelos próximos três anos. Conforme Gilson Machado Neto, seriam necessários cerca de 120 milhões de dólares para colocar o Brasil em evidência no mundo. Diante dessa disparidade, a Embratur vem pressionando o Congresso para conseguir os recursos necessários.
Já o governador do Rio Grande do
Sul, Eduardo Leite, anunciou na noite da abertura do Festuris 2020, que irá
disponibilizar R$ 6 milhões para 45 municípios gaúchos que são especialmente
vocacionados ao turismo, para reforço em suas ações de vigilância sanitária e
de atenção hospitalar, justamente para que a retomada do turismo possa
acontecer com toda segurança.
Marta Rossi e Eduardo Zorzanello em clima de vitória |
O Festuris Gramado começou na
quinta-feira (dia 5 de novembro) e se encerra neste domingo, dia 8. Neste ano a
parte de palestras e simpósios são realizados também no Pavilhão de Eventos do
Serra Park, em Gramado, onde ocorria somente a tradicional Feira Internacional
de Turismo e as rodadas de negócios. Conforme a empresária Marta Rossi, da
Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, empresa responsável pela
realização do Festuris, a segurança é a marca do evento, que visa oferecer
soluções que levem à reabertura de todo o setor.
Estande do Ceará no Festuris |
Segundo Marta, “foi uma sensação
de vitória ver a feira montada e funcionando. Mas refletimos e entendemos que a
realização do Festuris é apenas uma conquista e que a vitória está mais
adiante, quando todo o setor puder retornar construindo junto esse novo
momento”, acrescentou a CEO do Festuris.
Renas na decoração natalina nas ruas de Gramado |
Além de espaços tradicionais,
como o Luxury, Religioso, LGBT, prestigiam o Festuris o Amapá, mostrando sua
peculiaridade, com a floresta e
demarcação de fronteira com as Guianas e Costa do Marfim, cujo diretor de
turismo, Jean Jacques Kouassi, conversou com a Imprensa sobre os atrativos do
seu país.
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