quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Foz do Iguaçu pode ser a primeira sede brasileira de Hub de Inovação em Turismo

Visita da comitiva Wakalua ao PTI-BR em Foz do Iguaçu FOTOS: Kiko Sierich/PTI
Representantes do Wakalua Innovation Hub, o primeiro hub global de inovação em turismo, visitaram, nesta quarta-feira (24), o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) como parte da programação de uma viagem a Foz do Iguaçu. O objetivo da visita foi conhecer a cidade finalista do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, além das instalações do PTI, que poderá, no futuro, ser a primeira sede da entidade no Brasil. O hub é um espaço que reúne startups, empresas e investidores e é voltado para geração de negócios na área do turismo.

Integraram a comitiva representantes do Wakalua Innovation Hub, Ministério do Turismo, Sebrae, Governo do Estado do Paraná, Paraná Turismo, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e Itaipu Binacional. A visita foi promovida com a intenção de apresentar as instalações do PTI-BR à comissão avaliadora do Desafio de Inovação, que tem o objetivo de posicionar o País como referência global da política de inovação em turismo, implantando uma sede física nacional, duas regionais e uma sede digital do Wakalua no Brasil.

O Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho recebeu a visita de membros da comitiva
A comitiva visitou o Complexo Turístico Itaipu (CTI), que tem um modelo sustentável de gestão, com investimento em projetos e ações que impactam o desenvolvimento da região. Outra parada foi no Centro de Desenvolvimento Tecnológico, que visa promover inovação e tecnologia, e no Centro de Controle de Operação, que monitora as câmeras do primeiro bairro público inteligente do Brasil, o Vila A Inteligente.

Finalmente, os visitantes conheceram os projetos da Incubadora Santos Dumont, e os programas desenvolvidos em parceira com o Sebrae Paraná, com incentivo da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e do Governo do Paraná. Outra importante instalação apresentada à comitiva, foi o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, estrutura que poderá sediar o Wakalua Hub.

Diretor do Wakalua Hub, Eduardo Lorea Leite
“A parceria entre o PTI e o Wakalua irá beneficiar a principal atividade econômica da cidade, além de promover o empreendedorismo, criar conexões, gerar renda e empregos, e soluções tecnológicas e inovação”, afirmou o diretor-superintendente do PTI, general Eduardo Garrido, destacando que a instalação do hub de inovação do turismo na fronteira é uma grande oportunidade de desenvolver soluções tecnológicas ao turismo. “Somente através da inovação e da colaboração seremos capazes de criar soluções sustentáveis voltadas ao turismo”, complementou o diretor administrativo-financeiro, Flaviano Masnik.

“Trabalhar em conjunto com o PTI e a cidade de Foz do Iguaçu é uma parceria fundamental. Quando lançamos o Desafio, estávamos em busca de um local com foco em mercado, e envolvimento da quádrupla hélice: governo, empresas, universidades e sociedade civil, e aqui no Parque Tecnológico enxergamos isso”, destacou o diretor do Wakalua Hub, Eduardo Lorea Leite.

DESAFIO BRASILEIRO DE INOVAÇÃO EM TURISMO

No segundo semestre de 2020, o Ministério de Turismo (MTur) lançou o 1° Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, em parceria com o Wakalua Hub e a Organização Mundial do Turismo (OMT).

O Wakalua visa impulsionar soluções inovadoras e tecnológicas para o setor turístico. Entre os nove municípios inscritos, Foz do Iguaçu foi classificada para a fase final, e recebeu a avaliação física das organizações envolvidas no projeto, juntamente com mais quatro cidades: Maceió, Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

WAKALUA

O Wakalua foi criado em 2019, com sede em Madri, na Espanha, e envolve startups (grupo de pessoas procurando um modelo de negócios), investidores, corporações, governos, instituições não governamentais e academia vinculados ao setor de turismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário