quarta-feira, 4 de maio de 2022

Novo Santuário de Santa Rita de Cássia será inaugurado neste mês de maio

Santuário de Santa Rita de Cássia FOTOS: arquivo do Santuário

O Estado de Minas Gerais espera receber mais de 100 mil pessoas entre os dias 20, 21 e 22 de maio, com a inauguração do novo Santuário de Santa Rita de Cássia, o maior dedicado à Santa no mundo. A data dos eventos foi escolhida por motivo especial: no dia 22 de maio, é celebrado o Dia de Santa Rita de Cássia, que ficou conhecida como a padroeira das causas impossíveis, a protetora das viúvas e a santa das rosas.

“Uma grande honra receber esse Santuário. Esperamos que esse lugar seja abençoado, que as pessoas possam vir buscar graças e bênçãos e encontrar harmonia e paz. Acredito que o novo Santuário vai despertar a curiosidade nas pessoas de todo o Brasil. Muitos virão aqui para visitar e estar perto desta grande Santa da igreja e inspiradora da fé. No Santuário as pessoas poderão, se alimentar da palavra de Deus e dos sacramentos e, de tudo que faz parte da fé crista e da fé católica”, destaca o bispo diocesano de Guaxupé, Dom José Lanza Neto.

Cássia é um município brasileiro do Estado de Minas Gerais, região Sudeste do País. Fica a 392 quilômetros da capital Belo Horizonte e a 719 km de Brasília. O novo Santuário ocupa uma área de 180 mil metros quadrados, sendo 100 mil de edificação. Abriga um Centro Comercial, a Casa para o Clero, um Velário e a réplica da casa de Santa Rita de Cássia. A capacidade é para até 5 mil pessoas sentadas, 2 mil em pé, conta com sanitários, vestiários, fraldário, praça de alimentação, heliponto e estacionamento para 200 ônibus e até mil carros.

Cássia espera receber mais de 100 mil pessoas na inauguração do Santuário

PROGRAMAÇÃO DE INAUGURAÇÃO

As festividades de inauguração do novo Santuário contam com uma ampla programação. O início será dia 20 de maio, às 20h, com a benção da área comercial. São 50 lojas voltadas para artigos religiosos e praça de alimentação. Às 21h, terá apresentação musical da banda Maestro Godofredo de Barros e da Fanfarra dos Veteranos.

No dia 21, 9h, tem a missa solene de Sagração do novo Santuário, presidida pelo bispo diocesano, Dom José Lanza Neto. Às 15h, terá a adoração ao Santíssimo Sacramento com bênção solene. Na parte da noite, 19h, tem missa com a bênção dos voluntários e, às 21h, show católico com Adriana Arydes.

Já no dia 22 de maio, dia do aniversário de Santa Rita de Cássia, a programação no novo Santuário começa às 9h, com a missa das rosas, também presidida pelo bispo Dom Lanza Neto. Às 11h, terá a cerimônia oficial de doação do novo Santuário de Santa Rita de Cássia, para a diocese de Guaxupé, pelas mãos de seu idealizador, o empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho. Neste momento terá a apresentação musical do tenho Bruno Bioza.

No período da tarde, 15h missa e, logo mais, às 18h, procissão luminosa do santuário matriz em direção ao novo Santuário. Para finalizar as comemorações e o dia da padroeira, às 19h, missa de encerramento.

A cidade de Cássia pretende tornar-se um centro de turismo religioso
TEMPO DA OBRA

Foram quase quatro anos de obra até a fase final. Desde o começo, cada etapa foi marcada por comemorações, missas e eventos. “Cada detalhe foi pensado com muito carinho para receber os devotos de todo o mundo. Será um novo tempo de prosperidade e oportunidades para a cidade de Cássia, pois, além do fortalecimento da religiosidade, teremos o desenvolvimento do turismo religioso”, comenta Padre Michel Pires, responsável pelo novo Santuário.

UM SONHO QUE SE TORNOU REALIDADE

 Idealizado pelo empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho, o complexo religioso é a realização de um sonho. “Estamos finalizando esta grande missão de construir e entregar o maior Santuário do mundo dedicado à Santa Rita de Cássia. A inauguração será um momento de fé e devoção e, a expectativa é fortalecer a cidade de Cássia como um destino de turismo religioso e um local para se viver uma experiência de fé e evangelização. Divulgaremos ainda mais a Santa das causas impossíveis, promovendo o desenvolvimento e trazendo prosperidade para toda a região”, afirma o empresário.

Nascido em Cássia, Paulo Flávio tem 73 anos e é um devoto fiel à Santa. “O maior santuário do mundo é no Vaticano, depois o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e, agora, virá o Santuário de Santa Rita de Cássia. Me sinto um enviado da Santa para a construção desse Santuário”, finaliza.

HISTÓRIA DE SANTA RITA DE CÁSSIA

Rita nasceu em 22 de maio de 1381, em Roccaporena, perto de Cássia, na Itália. Sua família era religiosa e ela queria seguir esse caminho. Mas, como era costume da época, seus pais desejavam que ela se casasse, e ela, em obediência aos pais, recebeu como marido Paolo Ferdinando. No começo, ele parecia ser uma boa pessoa, mas, com o tempo, aquele homem passou a ser infiel e beber demais, além de arrumar muitas confusões com as pessoas.

Rita usou de sua fé e sempre rezou para sua conversão e ele, no fim, se tornou um bom homem. Porém, infelizmente, seu marido foi assassinado. Seus dois filhos, ainda jovens, seguiram os maus exemplos do pai e, com a sua morte, juraram vingança. Rita sabia que eles cometeriam um grande pecado, então, suplicou a Deus que os salvasse. Algum tempo depois, os dois ficaram doentes e, antes que morressem, Rita os ajudou a se converterem, recebendo o perdão e a piedade de Deus. Eles ouviram o conselho da mãe e conseguiram perdoar o assassino do pai e, assim, morreram em paz.

Após esses fatos, Rita entrou em um convento, onde as superioras duvidavam de sua vocação por ela ter sido casada e ter tido filhos. Então, mandaram-na regar um pedaço de madeira seca do jardim por um ano. Ela obedeceu, sempre com fé e amor. E assim, um milagre aconteceu: o galho se transformou em uma videira que dá uvas até hoje! Por isso, acredite sempre no poder dessa sofredora e conte com sua intercessão para ter ajuda com suas causas impossíveis.

Mais Informações: Assessoria de Imprensa: Vivi Silva - 55 31 9 8689-1447 

Nenhum comentário:

Postar um comentário