quinta-feira, 23 de junho de 2022

Rota dos Observadores de Aves cresce a partir de Quixadá-Ceará

 By Edgony Bezerra

Sanã-Amarela

O Brasil figura entre os três países mais ricos em aves no mundo, com quase duas mil espécies. As informações e fotos são do observador Eduardo Patrial, acrescentando que a atividade vem crescendo na última década e movimentando milhares de turistas observadores

Jacu-Verdadeiro FOTO: Antônio Almeida
No Nordeste, cada Estado apresenta espécies diferentes. Para o empresário Antônio Almeida, proprietário do Hotel Pedra dos Ventos, em Quixadá, o que faz o crescimento dessa atividade não é a quantidade de aves, mas a raridade das espécies. Ele cita o Jacu- Verdadeiro, o Soldadinho-do-Araripe e o Bacurauzinho-da-Caatinga.

A Rota dos Observadores de Aves vem somar com outras rotas existentes em Quixadá, município com grande potencial para desenvolver atividades turísticas com a Rota das Trilhas e a Rota do Voo Livre. O município se destaca e desperta curiosidades pela existência do Monumento Natural dos Monólitos, formações rochosas de grandes dimensões e rara beleza cênica.  

Picapauzinho da Caatinga
No caso dos observadores de pássaros, os brasileiros adeptos dessa atividade têm como hobby a fotografia. “Dessa forma, a comunidade de observadores no país já ultrapassa dezenas de milhares de pessoas, em sua maioria praticantes de uma ciência cidadã, através do compartilhamento online de registros (fotos/gravações) ou listas de espécies de um determinado local. Esse extenso banco de dados contribui diretamente com diversos estudos científicos e de conservação das aves e seus habitats”, diz Eduardo Patrial.

Para os observadores, essa atividade tem grande influência econômica, movimentando um turismo sustentável e oferecendo emprego e renda nos locais muitas vezes desconhecidos, além de valorizar a conscientização e a educação ambiental, que deverão ser preservadas para as gerações futuras.

Beija-Flor-de Barriga-Branca
Com seis grandes biomas em seu território (Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampa), o Brasil conta com ótimos roteiros para observadores de aves em todas as suas regiões. Na região Nordeste, a atividade explora o único bioma restrito ao país, a Caatinga, que aliada à Mata Atlântica e também a partes do Cerrado, oferece uma lista com mais de cem espécies de aves exclusivas do país, muitas somente encontradas nessa região, algumas delas extremamente localizadas e, infelizmente, também o maior número de espécies ameaçadas do país.

PONTOS DE OBSERVAÇÃO NO NORDESTE

Saracura-do-Mangue
O Ceará e a Bahia são os principais Estados a serem percorridos em um itinerário de observação de aves na região Nordeste, ambos com elevada riqueza de espécies e notáveis endemismos. Para o observador que pretende cobrir o Estado do Ceará, a capital Fortaleza é a porta de entrada. Na região costeira, temos o município de Paracuru como uma importante área a ser visitada. “Aqui os observadores buscam principalmente a endêmica Saracura-do-Mangue, além da Saracura-Matraca, Beija-Flor-de-Barriga-Branca e também diversas aves migratórias costeiras (família Scolopacidae)”.

Caburé-Acanelado
Patrial dá o roteiro: “adentrando o Estado, cabe citar a cidade de Sobral junto à Serra da Meruoca, uma área que combina a floresta úmida serrana e a Caatinga de áreas mais baixas, caracterizadas principalmente pelo carnaubal. Entre as aves importantes, destaca-se o endêmico Chupa-Dente-de-Capuz que pode ser encontrado na serra, o Picapauzinho-da-Caatinga (relativamente comum na área) e o raro e pouco conhecido Caburé-Acanelado”.

Outra raridade que pode ser encontrada em áreas de carnaubal é o ameaçado Arapaçu-do-Nordeste. Sobral ainda conta com excelentes áreas de brejo na cidade, que guardam aves difíceis de serem observadas, como a Sanã-Amarela (foto de capa), Sanã-do-Capim e a Saracura-Carijó.

Periquito-Cara-Suja
No Maciço de Baturité, Guaramiranga é outra área obrigatória para os observadores de aves. A serra é como um oásis em meio a Caatinga, protegendo um importantíssimo relicto da Mata Atlântica no Estado. “Aqui reside o ameaçado Cara-Suja, um periquito que só é encontrado na Serra do Baturité”.

Uirapuru-Laranja
Guaramiranga possui boa estrutura turística e por isso é parte obrigatória de um roteiro para observação de aves. Outras aves buscadas no município são o Chupa-Dente-do-Nordeste, Vira-Folha-Cearense, João-de-Cabeça-Cinza, Maria-do-Nordeste, Saripoca-de-Gould, Saíra-Militar e o Uirapuru-Laranja (conhecido localmente como Guaramiranga).

HOTEL PEDRA DOS VENTOS

Bacurauzinho-da-Caatinga
Próximo a Quixadá, encontra-se o Hotel Pedra dos Ventos, inserido em uma área de Caatinga e afloramentos rochosos. É o local mais fácil para se encontrar o endêmico Bacurauzinho-da-Caatinga, camuflado entre as rochas e cacto (ave noturna que de dia se camufla entre as rochas). O hotel é ponto de parada de observadores e fotógrafos. Além da ótima estrutura de hospedagem, diversas aves da Caatinga podem ser vistas no local, como a rara Jacucaca (um dos melhores locais para observar essa tímida espécie), Formigueiro-de-Barriga-Preta, a Gralha-Cancã, o Rapazinho-dos-Velhos, o Pica-Pau-Ocráceo e o incomum Tiê-Caburé.

REGIÃO DO CARIRI

Soldadinho-do-Araripe
Seguindo para o extremo sul do Estado, "adentramos finalmente a região do Cariri. O município do Crato, no sopé da Chapada do Araripe, é outro lugar famoso para os observadores, pois é a única morada do belíssimo e ameaçado Soldadinho-do-Araripe, uma das aves mais cobiçadas de toda a região Nordeste”. A fisionomia local da Caatinga, conhecida como Carrasco, guarda a maior diversidade de aves deste bioma. E para aproveitar o melhor que a região oferece, existe hoje em Potengi uma pousada especializada para receber os visitantes observadores, o incrível Sítio Pau Preto. Além da hospedagem, o Sítio Pau Preto conta com uma bela área de Caatinga e um maravilhoso jardim com comedouros para as aves.

Galo-de-Campina
Da varanda, pode-se apreciar dezenas de Galo-de-Campina, Asa-de-Telha-Pálido, Tico-Tico-Rei-Cinza, o chamativo Corrupião, Beija-Flor-Tesoura e o fascinante Beija-Flor-Vermelho. Nos arredores da pousada ainda é possível encontrar a Marreca-de-Bico-Roxo, Tijerila, Tem-Farinha-Aí, João-Xique-Xique, Papa-Mosca-do-Sertão, Alegrinho-Balança-Rabo e o Bacurauzinho.

Pompeu ou Torom-do-Nordeste
Para as aves de Caatinga presentes na vegetação de Carrasco, costuma-se visitar o Parque Natural do Brejinho (município do Araripe), onde a procura é pelo Pompéu (ou Torom-do-Nordeste), Bico-Virado-da-Caatinga, Rabo-Branco-de-Cauda-Larga, Chorozinho-da-Caatinga, Azulão, Choca-do-Nordeste, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário