segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Festuris mostra crescimento e se fortalece como evento de negócios

Momento de emoção nas comemorações dos 35 anos do Festuris FOTOS: Gustavo Merolli
Rio Grande do Sul e o Brasil comemoram o sucesso de mais um Festuris, realizado de 9 a 12 de novembro de 2023, em Gramado. A Feira Internacional de Turismo cresce a cada ano, abre novos espaços, ganha novas parcerias e não perde o encanto da boa amizade e da emoção nos gestos, nas palavras e no abraço que nos fortalece até o ano seguinte. Foi assim nesta 35ª edição, que multiplicou cores e cantos na solenidade de abertura, no Palácio dos Festivais, ao homenagear o Natal Luz de Gramado, atração que se abre para o mundo e mostra lições no saber fazer.

Como não se encantar com o carinho dos organizadores, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, que trabalham pelo crescimento do setor de eventos e turismo sem perder a essência do belo, traduzido no bolo dos 35 anos. Bolo e belo se confundem nesta edição e despertam o ministro do Turismo, Celso Sabino, ao desejar vida longa ao Festuris e sugerir que o evento seja um exemplo a ser seguido pelos demais estados da União.

Gramado tem sua forma própria de se comportar a cada ano, e desta vez não foi diferente. A cidade mesclou frio, nevoeiro, sol e calor e encantou em cada estação, atraindo o público para uma caminhada contemplativa da decoração das ruas, do aconchego da Rua Coberta e de uma parada para orações e fotos na Igreja de São Pedro. Nos espetáculos, o Natal Luz mostra beleza e encantamento, com uma pitada de emoção em cada cena.

TURISMO DE SUCESSO

Interpretação do Hino Nacional em grande estilo gaúcho
No embalo do ministro, o secretário estadual de Turismo, Luiz Fernando Rodriguez Jr. disse que Gramado serve de exemplo para o Brasil como um turismo de sucesso. E deu o recado ao afirmar que “aqui realmente existe a parceria público-privada e o governador Eduardo Leite garante que não faltará recursos para o turismo gaúcho.

O Festuris chega aos 35 anos apostando na força do turismo como atividade econômica relevante para o mundo. Isto se manifesta nos pronunciamentos, nas apresentações artísticas, nas homenagens e nos debates de questões relacionadas ao setor de turismo. Com isto, o evento conquistou o reconhecimento de melhor feira B2B de turismo das Américas, que neste ano teve como tema central “Capital Humano: a Chave da Transformação”.

Durante a feira, os corredores do Serra Park estiveram bastante movimentados
Nos discursos, foi enaltecido o protagonismo do Festuris dentro do setor de turismo brasileiro. Marta Rossi disse que o 35º Festuris “é uma edição de 15 mil vozes. Este é o número de inscritos em 2023, portanto, os protagonistas são todos vocês que atuam na atividade turística. O Festuris é o palco que dá voz a todos”. Marta acrescentou que a escolha do tema da edição deste ano: “Capital Humano: A Chave da Transformação”, é uma filosofia da nossa empresa, que direciona todo o nosso trabalho e que certamente guindou o evento na posição de liderança”.

Eduardo Zorzanello destacou o crescimento do Festuris ao longo destes 35 anos, frisando alguns números significativos. “Comemoramos a maior de todas as edições. Crescemos 23% em relação ao ano passado e estamos ocupando, pela primeira vez, os três pavilhões do Serra Park, totalizando 27 mil m², com 400 estandes, 2.700 marcas em exposição e 7 palcos de conteúdo. O Brasil turístico de ponta a ponta está em Gramado, além de 40 destinos internacionais”. Eduardo lembrou sua mãe, Silvia Zorzanello, falecida em 2010, que fundou o Festuris, em 1989, ao lado da sócia, Marta Rossi.

FESTURIS ANO 35

Eduardo e Marta comemoram os 35 anos
Em clima de confraternização e bons negócios, encerrou-se na noite de sábado (11) o 35º Festuris - Feira Internacional do Turismo de Gramado. Apesar de o levantamento ainda não está concluído, a expectativa é de que o evento tenha superado os R$ 400 milhões em negócios nos dois dias de feira, no Serra Park. “Nas conversas com os expositores e no semblante das pessoas tivemos a confirmação de que o evento superou as expectativas”, afirmou Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris. 

Os números pré-evento já indicavam que esta seria a maior edição de todos os 35 anos: crescimento de 23% em relação ao ano passado; 27 mil m² de área construída; 400 estandes e 2.700 marcas reunidas; 7 palcos de conteúdo; 40 destinos internacionais; 15 mil participantes, 600 profissionais de comunicação, entre eles 26 jornalistas da imprensa internacional; e mais de 100 hosted buyers, procedentes do Uruguai, Argentina, Peru, Colômbia, México, República Dominicana, Estados Unidos, Portugal e Espanha.

“A cada ano a responsabilidade de entregar um evento com expositores e buyers qualificados aumenta. Muitos participantes nos abordaram e, com carinho, disseram estar satisfeitos. Nós ficamos muito felizes por esses feedbacks”, completa a fundadora e CEO do evento, Marta Rossi. A 36ª edição acontecerá de 7 a 10 de novembro de 2024.

Em dois dias de trabalhos, o Festuris dividiu suas atividades com o Meeting, pela manhã, no maior palco de conteúdos de turismo das Américas, e a feira de negócios, a partir do meio-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário