terça-feira, 23 de abril de 2024

Brasil e Colômbia firmam acordo para promover o turismo entre os países

Brasil e Colômbia juntos, para desenvolver o turismo sustentável e responsável entre os dois países. Este é o objetivo da parceria assinada quarta-feira (17.04) durante o Fórum Empresarial Brasil-Colômbia, que aconteceu em Bogotá. O memorando de entendimento prevê medidas para ampliar o fluxo turístico nas nações e aproximar a gestão de políticas públicas para desenvolver a atividade turística entre os dois países. O acordo é acompanhado de um plano de ação e estabelece um prazo de cinco anos, prorrogáveis por período semelhante, para concretizar as iniciativas.

O documento estabelece o intercâmbio de boas práticas e experiências turísticas; de formação e educação para guias de turismo; de ferramentas de gestão público-privada em turismo de natureza e cultural e de segurança turística. Também prevê ações conjuntas de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto de viagens e turismo, e a promoção dos atrativos turísticos, com o objetivo de ampliar o fluxo de visitantes entre as nações.

 

Ampliar o relacionamento entre os países vizinhos é uma das prioridades do ministro do Turismo, Celso Sabino, que tem atuado em eventos internacionais para potencializar a atividade turística na América do Sul. “Temos que nos unir na construção de um bloco forte e integrado. Só assim avançaremos, juntos, para desenvolver nossa vocação natural que é o turismo”, defendeu a secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, que representou o ministro no Fórum.

 

Segundo Ana Carla, a aposta é na diversidade de atrativos naturais que os países abrigam. “A América do Sul é o coração da agenda global do meio ambiente e isso nos credencia para atrair visitantes do mundo inteiro. Além disso, neste ano, a Colômbia sediará a Cúpula de Biodiversidade da ONU, a COP16, e, no ano que vem, o Brasil sediará a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém”, completou a secretária.

 

PROMOÇÃO CONJUNTA


No ano passado, Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai lançaram a marca “Visit South America”, com o objetivo de ampliar a presença nos mercados internacionais, fortalecendo a América do Sul como destino turístico integrado.

 

Para contribuir com a ação promocional, os países disponibilizaram o site Link com informações sobre as cinco rotas que serão trabalhadas inicialmente: Caminho dos Jesuítas (Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai); Rota da Patagônia (Argentina e Chile); Rota da Puna (Argentina, Bolívia e Chile); Rota do Vinho e dos Andes (Argentina, Chile e Uruguai); e Rota da Selva (Brasil, Argentina e Paraguai). 

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