segunda-feira, 29 de abril de 2024

Memorial Edson Queiroz: reconhecimento e boas lembranças

Memorial Edson Queiroz FOTO: Divulgação
No dia 25 de abril de 2024, o sol brilhou forte e me motivou a uma ida à cidade de Cascavel, no litoral Leste do Ceará, a 60 quilômetros de Fortaleza. E foram muitos os motivos para este deslocamento: conhecer o Memorial Edson Queiroz, inaugurado há dois anos; acompanhar a programação dos 99 anos de nascimento de Edson Queiroz; e recordar momentos vividos na redação do Diário do Nordeste na exposição “Entre Capas”.

A exposição reúne 38 capas marcantes que noticiaram fatos históricos locais e nacionais sobre assuntos de economia, educação, saúde, entre outros.

Edgony Bezerra ao lado da primeira edição do Diário do Nordeste,1982
Algumas capas em destaques são: 

·         A primeira edição do DN, em 19 de dezembro de 1981, assinada por Edson;

·         O trágico acidente aéreo no qual o industrial faleceu, em 1982;

·         O sequestro de Dom Aloísio, em 1994;

·         A morte de Ayrton Senna, em 1994;

·         O Brasil pentacampeão mundial de futebol, em 2002;

·         E o marco positivo de alfabetização no Ceará, em 2020. 

Alvino Neto e Edgony Bezerra na visita ao Memorial Edson Queiroz
Este encontro com o passado nos levou a conhecer um valioso acervo, que ocupa um prédio histórico e mostra vários ambientes da trajetória de Edson Queiroz: são salas de memória, objetos pessoais, dados (nomes) da família e experimentos da sua trajetória industrial. As salas destacam seu hobby por fotografias e viagens. Para vivenciar cada momento, o visitante conta com o guardião Alvino Neto, um entusiasta que passa conhecimento e admiração ao industrial cearense. 

Peças que representam o artesanato de Cascavel na entrada do memorial
Como contribuição ao município, a primeira sala exibe peças do artesanato local, que se destaca no cipó e na cerâmica. Como diferencial, a cerâmica é decorada com desenhos semelhantes a renda de bilros, que também faz parte das atividades artesanais do município. O nome Cascavel vem da serpente e alimenta algumas lendas na cidade. Uma das lendas provém do obelisco em honra a Nossa Senhora do Ó (ao lado do memorial), segundo a qual, em sua base há uma serpente que a qualquer momento pode prenunciar o fim do mundo.

QUEM FOI EDSON QUEIROZ 

Edson Queiroz e Iolanda Vidal Queiroz
Edson Queiroz (1925-1982)
, natural de Cascavel, é reconhecido como um dos grandes empreendedores do Brasil. Fundou um dos maiores conglomerados empresariais do país, o Grupo Edson Queiroz (GEQ), com atuação em diversas áreas e presença em mais de dez estados brasileiros. 

A história do GEQ começou em 1951, quando Edson Queiroz iniciou investimentos em setores como telecomunicações, indústria, agropecuária, energia e mineração. Hoje, compõem o GEQ: EsmaltecMinalba BrasilNacional Gás e Sistema Verdes Mares. Edson foi, também, um grande incentivador da cultura e do esporte. Compõem o legado dele a Fundação Edson Queiroz e a Universidade de Fortaleza. 

Em Cascavel, sua terra natal, Edson Queiroz criou a Cascaju, um dos primeiros negócios do Grupo Edson Queiroz, que gerou empregos e mudou conceitos no município, com a participação de 600 mulheres no mercado de trabalho. 

INSTITUTO MYRA ELIANE 

O Instituto Myra Eliane é uma instituição sem fins lucrativos criada em 2016, em Fortaleza, que tem como propósito "transformar vidas através dos Valores Humanos". Atua na promoção da Educação Infantil com base nos Valores Humanos, na formação de jovens e adultos, além de ofertar ações culturais gratuitas para a população. 

A entidade conta com equipamentos próprios, onde desenvolve as atividades de educação e capacitação profissional - o Centro de Educação Infantil (CEI) Olga e Parsifal Barroso; o Centro de Formação Yolanda e Edson Queiroz (Cenfor); e os espaços de fomento às artes - Memorial Edson Queiroz (Cascavel) e Espaço Cultural Arandu (Caucaia). 

PRÉDIO ANTIGO

O prédio do Memorial Edson Queiroz quando era Câmara Municipal de Cascavel FOTO: Arquivo público
O Memorial Edson Queiroz é uma parceria do Instituto Myra Eliane com a Prefeitura de Cascavel. O prédio histórico que o abriga passou por reforma para contar a história do empresário cearense. É o prédio mais antigo da cidade, inaugurado em 1886. Já foi sede da prefeitura de Cascavel, da Câmara Municipal, além da cadeira pública e da biblioteca do município. Os anos se passaram e agora, além de abrigar a história de Edson Queiroz, o espaço vai ser palco para atividades culturais e de formação educacional para os moradores da cidade. 

MAIS INFORMAÇÕES

Programação cultural gratuita - comemoração dos 99 anos de nascimento de Edson Queiroz

·         Memorial Edson Queiroz, Rua Crispin Teixeira, S/N, Praça Nossa Senhora do Ó, Cascavel – CE.

·         Período em cartaz: 12 de abril a 12 de maio, de terça a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h; sábados e domingos, das 8h às 14h.

·         Agendamento de grupos: contato@memorialedsonqueiroz.com.br ou (85) 2181.6339  

Nenhum comentário:

Postar um comentário