quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

CS Eventos faz reunião com relatos otimistas para o turismo

“Desistir... eu já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério; é que tem mais chão nos meus olhos do que o cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos, do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça”.

Presidentes de entidades prestigiaram a reunião FOTO: Edgony Bezerra
O texto de Cora Coralina foi lido pela empresária Enid Câmara na abertura da 37ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos do Ceará – CS Eventos, na manhã de hoje, na sede da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE). A mensagem foi para estimular as pessoas neste momento de crises política e econômica e incentivar a criatividade para vencermos os obstáculos.

O evento teve continuidade com o presidente da ABIH-CE, Darlan Leite, mostrando os números da hotelaria em 2015 e as perspectivas para 2016; e com o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, apresentando um balanço das ações do Governo do Estado em 2015 e os projetos para os próximos anos.

Representantes do trade lotaram o auditório da ABIH-CE
Darlan Leite considera as ações da ABIH-CE positivas para promoção da hotelaria, com a realização de workshops em 20 cidades brasileiras, com atendimento a 2.240 agentes de viagens e operadores, com investimentos de R$ 3 milhões. A hotelaria fecha 2015 com uma média de ocupação de 72,66%, o mesmo patamar alcançado em 2014.

Por outro lado, a hotelaria cearense hospedou, em 2015, mais de 500 agentes de viagens, que participaram de famtours para a realização de eventos corporativos, em parceria com companhias aéreas, Setur, Setfor e Abracorp. A ABIH-CE participa de projetos na área de segurança, em parceria com o Governo do Estado.

Com as previsões dos economistas de o dólar continuar alto em 2016 (4,20), Darlan Leite acredita no aquecimento do turismo interno e no resgate do mercado internacional, parado desde a crise americana e europeia de 2008.

DESCUBRA ESTA ALEGRIA

O secretário Arialdo Pinho começou sua apresentação falando de um problema que vem ocorrendo no Porto do Mucuripe, quando da chegada de navios. Segundo reclamações que chegam à Setur, os taxistas estão cobrando 80 dólares para levar turistas até a Avenida Beira-Mar. As denúncias estão sendo apuradas e as providências devem ser tomadas com fiscalização fundamentada em lei.

Arialdo Pinho fez um balando positivo das ações da Setur e exibiu vídeos com imagens atraentes de várias atividades, chamando para o slogan Ceará – Descubra essa alegria.  O secretário falou da participação do governo em eventos e feiras nacionais e internacionais e do acordo com a CVC para a realização de 100 voos em janeiro, um charter Fortaleza/Belém/Fortaleza e um voo diário da Azul na rota Campinas/Fortaleza/Campinas.

Com relação ao Centro de Eventos, foram realizados 125 eventos em 2015 e 200 estão solicitados até 2020. Segundo o secretário, isto representa apenas 35% da capacidade do equipamento, o que ele considera normal nesta fase de maturação. O secretário apresentou vários projetos para serem executados nos próximos anos, dentro de uma visão internacional para o turismo.

Um comentário:

  1. Muito fiel o artigo. Parabéns Edgony!
    Peço permissão para usá-lo em nossa Clipagem da semana.

    grata
    Circe

    ResponderExcluir